Lula diz que país deve gastar o que for preciso para salvar população

“Em uma crise como essa você não se preocupa com a questão fiscal. Quando tem uma guerra você gasta o que for necessário para vencer”

(Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, em entrevista coletiva para a imprensa independente, que o país tem de gastar o que for preciso para enfrentar a crise do coronavírus, sem se preocupar com a questão fiscal.

“É diferente governar em tempo de normalidade e de anormalidade. O Brasil antes tinha governo para 35% e 65% da população ficava fora. Mas o nosso governo começou a colocar os pobres no orçamento da União”, disse ao responder à jornalista Cláudia Motta, da RBA.

“Nós fizemos 74 conferências nacionais para definir as políticas públicas. Mas em uma crise como essa você não se preocupa com a questão fiscal. Quando tem uma guerra você gasta o que for necessário para vencer a guerra”, afirmou.

“O coronavírus é um inimigo imbatível, o único jeito é ficar dentro de casa. Vamos gastar o que tiver de gastar para salvar o povo, depois a gente senta para ver como resolver”, defendeu.

“Está na hora de pedir para o rico dar uma contribuição. O Bolsonaro deve sancionar hoje ou amanhã a renda emergencial de R$ 600, mas até agora não saiu um centavo. Mas para os banqueiros foram R$ 200 bilhões”, afirmou, referindo-se às operações do Banco Central para administrar a crise financeira que culminou com a desvalorização do Real e queda das ações.

“É preciso fazer o dinheiro chegar na mão das pessoas, depois a gente vê como consertar o Brasil. Foi assim em todas as guerras. A guerra do Paraguai consumiu do Brasil o equivalente a 11 anos de orçamento”, afirmou ainda.

“Tem que fazer o que for preciso, testes, máscaras, comprar o que tiver de comprar para salvar a vida das pessoas. É preciso de dinheiro novo para salvar a população.”

Bolsonaro e Trump

“Para o bem da sociedade brasileira, fica em casa, Bolsonaro, não fica por aí transmitindo (o coronavírus). Bolsonaro tem de ficar em casa e parar de andar por aí. Bolsonaro começa a perceber que não é uma ‘doencinha’. Devia dizer, errei e encontrar solução. O Trump que achava que não chegava aos EUA, e hoje o país é epicentro da doença. Ele precisa fazer igual ao Trump e liberar o dinheiro.”

Governo e gestão da crise

“Nesse momento a cabeça tem de estar no vírus. E o Bolsonaro que trate de encontrar saída. Chegamos ao ponto de disputa entre entes federativos. Bolsonaro que faça o papel e libere o dinheiro.”

Sobre os 580 dias em que ficou preso

Nos 580 dias do cárcere, leu muito para que “o ódio não corroesse a alma”. “No isolamento agora é se cuidar. O governo tem de garantir condições para os que tem de trabalhar. Há muitos médicos e profissionais de saúde ficando doentes, sem garantia do Estado, vão se negar a trabalhar. Qual é o papel do estado?”

O papel dos ricos na crise do coronavírus

“Só o Estado forte é capaz de enfrentar esse vírus. Não vi um empresário colocando seus lucros para cuidar dos doentes. A gente está precisando ser mais duro. Se o Estado não tem dinheiro, tem muita gente com barra de ouro guardada. A hora é de a onça beber água e colocar os pobres no centro das políticas.”

Bolsonaro e os governadores

“Bolsonaro, não fosse turrão, conversasse com governadores e prefeitos. Mas não… Os recursos não chegam na ponta. Seu papel é coordenar as pessoas, ouvir quem gosta e quem não gosta. Ele sabe que está enfraquecido aos olhos da sociedade em relação à condução do país na estatura de um presidente. A eleição foi toda cheia de trambique. Agora é vencer o coronavírus, respeitando ciência da saúde e o povo.”

Renda emergencial

“O Congresso poderia entrar com medida para que as pessoas comecem a receber e começar a viver com dignidade. Já deveria ter dinheiro chegando para as pessoas. Ainda não foi feita testagem, se tivéssemos feito, saberíamos onde tem gente contaminada. Nada disso foi feito. Eu poria a máquina pública do país pra funcionar de forma harmoniosa pra suprir as necessidades. O congresso deveria ter papel maior em tempo de desgoverno, fazer um decreto parlamentar.

“O churrasqueiro só tem o churrasco para sobreviver. Essas pessoas querem se cuidar. Fico pensando nos milhares de vendedores de churrasco, por falta de oportunidade. Mas para a proteção do povo brasileiro, tem de ficar em casa. Coronavírus vai ensinar as pessoas que se não for forte, o Estado não vai resolver os problemas. É preciso fiscalizar a distribuição desse dinheiro.”

Impeachment

Lula disse na entrevista que é preciso identificar corretamente o crime de responsabilidade que Bolsonaro cometeu. Mas que está havendo radicalização. “Já houve pedido de renúncia, e o fora Bolsonaro, que já está forte. A sociedade está começando a ficar irritada pela insegurança que ele passa. Muitas mães estão com os filhos em casa, que não vão na escola, e não têm o que comer. As pessoas precisam saber se estarão protegidas”. Lula lembrou o que falou para o papa Francisco: “As pessoas precisam voltar a se gostar”.

Fonte: Rede Brasil Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *