Em 4 semanas, EUA já somam 22 milhões de desempregados

Somente na última semana, 5,2 milhões de pessoas perderam seus empregos.

Dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos mostram que, no período de quatro semanas, o país viu 22 milhões de pessoas perderam seus empregos. Somente nos últimos sete dias, 5,2 milhões de cidadãos aumentaram as estatísticas.

De acordo com reportagem do “New York Times”, o total de empregos perdidos durante a pandemia equivale às vagas que foram criadas no país durante os últimos nove anos e meio. Os principais setores afetados são os de Hotéis, Restaurantes, Varejistas e a Indústria de Manufaturas.

As novas estatísticas imediatamente se transformaram em combustível para aqueles, como o presidente Donald Trump, que defendem o fim do isolamento social e o retorno das atividades comerciais no país. “É preciso que tenhamos um balanço. Precisamos voltar ao trabalho”, dizia uma nota da Casa Branca distribuída à imprensa na noite de quarta-feira.

Os Estados Unidos se tornaram o principal foco da Covid-19 em todo o mundo. Até a noite de quarta-feira, já haviam sido computados mais de 637 mil casos e um total de 28.325 mortes em território norte-americano.

Tradução e edição: Fernando Damasceno