EUA chegam à marca de 1 milhão de infectados pelo coronavírus

Há 20 dias, eram cerca de 400 mil casos. Nova York representa cerca de 30% desse total.

Os Estados Unidos chegaram nesta terça-feira (28) a uma marca que já era prevista há algumas semanas: o país contabilizou, em números oficiais, um milhão de cidadãos infectados com o coronavírus. Há 20 dias, eram cerca de 400 mil casos. Nova York representa cerca de 30% desse total. Até o momento, cerca de 56 mil estadunidenses faleceram com a Covid-19.

Como aponta o New York Times, o verdadeiro número de infectados é muito superior ao oficialmente divulgado, mas impossível de se computar com precisão, já que foram realizados até o momento somente cinco milhões de testes. Os EUA têm 328 milhões de habitantes (terceira maior população do mundo).

Expansão para o interior

Apesar de os números demonstrarem que as maiores cidades do país (localizadas nos extremos Leste e Oeste) estão entre as mais atingidas, os dados mais recentes apontam um crescimento no número de infectados em regiões menos povoadas, mais ao centro dos EUA. São essas mesmas regiões que já iniciaram certo relaxamento na quarentena, liberando aos poucos o comércio e serviços públicos. Georgia, Minnesota, Colorado, Montana e Mississippi se encaixam nesse cenário. Iowa, Oklahoma e Nebraska, por sua vez, não emitiram nenhuma medida de isolamento social.

A conselheira da Casa Branca para saúde, Deborah Birx, afirma que o distanciamento social vai atravessar pelo menos o verão inteiro do hemisfério norte. O governador da Louisiana, John Bel Edwards, avisou que até que haja uma vacina, o cotidiano dos EUA será diferente. Andrew Cuomo, de Nova York, disse que não haverá volta a uma vida semelhante ao passado.

No mundo todo, os casos confirmados já superam os 3 milhões desde o início do surto na China, no final do ano passado, o que representa o dobro do registrado há 20 dias. 

Com informações de agências