Sem categoria

Pandemia pode estar causando danos ao meio ambiente

Embora haja menos poluição no mundo, cientistas dão, pelo menos, cinco grandes motivos para preocupação com o meio ambiente, em consequência da pandemia mundial.

Imagens de lugares com menos poluição têm circulado no mundo, dando uma certa esperança de que a pandemia global do coronavírus esteja, ao menos, nos dando uma perspectiva positiva sobre suas consequências.

Imagem rara da China sem a nuvem de poluentes.

Satélites observaram a diminuição de gases tóxicos sobre a China. Em todo o mundo, animais começaram a aparecer em áreas onde não tinham acesso. Os níveis de sujeira e poluição nas águas diminuíram, tornando rios translúcidos.

Mas cientistas alertam que pode não ser bem assim. E dão, pelo menos, cinco grandes motivos para isso.

Apesar da menor circulação de pessoas, da diminuição drástica das viagens, do arrefecimento da economia e da consequente diminuição das emissões de gases do efeito estufa, há pontos que afetam negativamente sobre o clima nessa situação toda.

A experiência histórica

Recessão econômica e conflitos armados não tiveram consequências duradouras para o meio ambiente

Primeiro, porque experiências passadas mostraram que essas diminuições pontuais não levaram a mudanças a longo prazo. O mundo já viveu grandes depressões econômicas e conflitos de proporções mundiais. Os efeitos positivos ao meio ambiente não foram duradouros.

A produção de resíduos

O uso de máscaras, luvas e outros materiais descartáveis aumentou a produção de lixo urbano.

Em segundo lugar, porque já estamos produzindo mais lixo, principalmente hospitalar. Em Wuhan, primeiro epicentro da crise na China, por exemplo, a quantidade de lixo cresceu quatro vezes, para mais de 200 toneladas por dia. Fenômeno parecido ocorreu em outras 20 megalópoles chinesas.

O consumo residencial de alimentos, assim como a produção maior de embalagens para deliveries e serviços postais também lotam as ruas de sacos de lixo.

O alto consumo de energia

Terceiro: o consumo de energia nas cidades aumentou muito, porque usamos mais gás e eletricidade ficando em casa. A demanda por entretenimento e alimentação caseira não apenas produz mais lixo, como consome muita energia fóssil, hidrelétrica, termelétrica e nuclear. Países frios usarão muito mais aquecimento com as famílias em casa. Resta saber se o baixo consumo na indústria e serviços está compensado isso.

O aquecimento da terra

O quarto ponto é algo que parece contraditório: as partículas de poluição tem seus benefícios porque têm um efeito de escudo contra os raios do Sol. Removê-las pode fazer com que o planeta esquente mais rapidamente.

O abandono da agenda ambiental

E, por fim, com o coronavírus, a questão toda do aquecimento global ficou em segundo plano.

No começo de março, o Painel para Mudanças Climáticas da ONU adiou reuniões.

Assim, não está claro que benefícios ambientais podem ficar dessa pandemia, senão que a visão de um mundo diferente nos impulsione para um estilo de vida diferente.