Reino Unido: Crescem críticas à ação do governo contra a Covid-19

Segundo o levantamento da Ipsos Mori, 66% dos britânicos consideraram “muito lenta” a imposição de medidas restritivas para reduzir a curva de contaminação.

Boris Johnson é visto com críticas até mesmo pelos eleitores de seu partido.

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30), no Reino Unido, mostra que aumentou significativamente o número de pessoas críticas à reação do governo em relação à pandemia do novo coronavírus. Segundo o levantamento da Ipsos Mori, 66% dos britânicos consideraram “muito lenta” a imposição de medidas restritivas para reduzir a curva de contaminação.

Em relação à mesma pesquisa feita na semana passada, cresceu em nove pontos percentuais o número de críticos ao governo liderado pelo primeiro ministro Boris Johnson. Entre os que se definem como eleitores do Partido Conservador, 51% criticaram sua atuação perante a crise.

O número de britânicos que se consideram “muito preocupados” em relação ao término da crise cresceu de 49% para 63%. Ao mesmo tempo, Johnson vem recebendo forte pressão para reduzir as restrições e o isolamento social.

Nesta quarta-feira, o Reino Unido se tornou o segundo país com maior número de mortes por coronavírus em toda a Europa. O Serviço Público de Saúde britânico informou que ao menos 26.097 pessoas morreram no país com resultados positivos para o novo coronavírus. Até agora, as autoridades de saúde britânicas contabilizavam apenas mortes em hospitais de pessoas infectadas com a Covid-19.

Com esta atualização, o Reino Unido ultrapassou a França e a Espanha em número de mortes. O governo britânico foi mais lento para impor um bloqueio do que outros da Europa e prometeu aumentar sua capacidade de teste.

Tradução e edição: Fernando Damasceno