Maranhão ensaia volta à normalidade após confinamento

Com máscaras em locais públicos, álcool em gel e distanciamento social de dois metros, Maranhão incia “nova normalidade” e reabre comércio familiar

A partir desta segunda-feira (25), começa uma abertura lenta e gradual das atividades econômicas no Maranhão, com novas regras sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus.  Supermercados, farmácias e entregas de alimentos continuam funcionando. A novidade, entretanto, são os pequenos comércios de bairro.

“São empresas mantidas exclusivamente por núcleos familiares. São os pequenos comércios de bairro, a pequena unidade de prestação de serviço em que trabalham o pai e filho, o pai e a filha, a mãe e o filho, o marido e a mulher, por exemplo”, disse o governador Flávio Dino.

O plano é que no dia 1º de junho sejam retomadas gradualmente outras atividades, ainda a serem definidas, de acordo com as avaliações dos profissionais da Saúde. Em um cenário ideal, esse processo deve durar 45 dias, com a retomada total até a primeira quinzena de julho. 

Além disso, três regras gerais devem ser seguidas por empresas e consumidores: máscaras em locais públicos e privados de uso coletivo, como banco e comércios, limpeza das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social de pelo menos dois metros um do outro.

Regras de cada município

Além das regras estabelecidas pelo Governo do Estado, os prefeitos têm autonomia para aplicar normas mais rígidas, dependendo da evolução do coronavírus na cidade. Ou seja, os prefeitos podem vetar o funcionamento do que está previsto no decreto estadual. Podem, inclusive, determinar o bloqueio total, conhecido como lockdown, caso julguem necessário. 

Fiscalização

Denúncias de funcionamento irregular ou de comportamento contrário às normas sanitárias, tanto de empresas quanto dos consumidores, podem ser feitas por três números de WhatsApp: (98) 99162-8274, (98) 98356-0374, (98) 99970-0608.

“Já realizamos pela Vigilância Sanitária mais de mil operações, a Polícia Militar já realizou mais de 50 mil abordagens. Não está faltando fiscalização, nós precisamos que todo mundo colabore”, completou Flávio Dino. 

Atividades que PODEM FUNCIONAR a partir desta segunda-feira (25)

– Pequenas empresas familiares;
– Supermercados e mercadinhos, com metade da capacidade;
– Serviço de entregas e retiradas em restaurantes, bares, lanchonetes, depósitos de bebidas e similares;
– Serviços de entrega e retirada de lavanderias;
– Hospitais, clínicas, farmácias, óticas e laboratórios;
– Lojas de tecido;
– Oficinas e venda de material de construção;
– Postos de combustível.

Atividades que ainda NÃO PODEM FUNCIONAR nesta fase da reabertura:
– Academias, shopping centers, cinemas, teatros, bares e casas noturnas;
– Restaurantes, lanchonetes, salões de beleza e lojas em geral;