Márcio Jerry cobra auxílio do Governo às micro e pequenas empresas

“É fundamental que cobremos do governo aquilo que ele não tem demonstrado até agora: eficácia, eficiência”, disse Jerry durante sessão da Câmara

O vice-líder do PCdoB, deputado Márcio Jerry (MA), cobrou a implementação de medidas do governo federal para apoiar as micro e pequenas empresas brasileiras a atravessarem a crise provocada pela pandemia da covid-19.

A reivindicação aconteceu no fim desta quinta-feira (9), durante o debate da Medida Provisória 975/20, que institui o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac). Aprovada pela Casa, a MP foi encaminhada ao Senado.

“É fundamental, neste momento, que cobremos do governo aquilo que ele não tem demonstrado até agora: eficácia, eficiência na execução daquilo que o Parlamento tem aprovado e disponibilizado. É absolutamente desproporcional a execução que faz o governo federal em relação àquilo que nós temos, desde o início da pandemia, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado”, assinalou Márcio Jerry.

O deputado elogiou as mudanças propostas feitas pelo relato, deputado Efraim Filho (DEM-PB), mas criticou a incompetência do governo.

“O partido elogia, destaca, o trabalho sempre muito bem articulado do relator e lamenta que, uma vez mais, aquilo que vem do governo federal venha sempre marcado por muita má vontade com aqueles que mais precisam das ações do Estado, da proteção das políticas públicas”, disse.

Levantamento

Um levantamento feito pelo Ministério da Economia divulgado no último fim de semana apontou que o governo federal usou apenas 17% dos recursos anunciados em programas de financiamento aprovados pelo Congresso desde o início da crise sanitária.

Dos quase R$ 70 bilhões anunciados para quatro grandes linhas, apenas R$ 12,1 bilhões foram executados para auxiliar empreendedores brasileiros.

Autor