Em São Luís, juventude feminina apresenta pré-candidatura coletiva

Coletivo ELAS apresenta alternativa de representação e participação para a Câmara dos vereadores de São Luís

Ana Raquel, Jaine Santos, Josy Gomes, Julianna Costa, Luiza Coelho, integrantes de candidatura coletiva que concorrerá a uma vaga na Câmara Municipal de São Luís pelo PCdoB (Foto: Hanna Letícia)

O Coletivo ELAS, formado por cinco mulheres do PCdoB São Luís, apresentou sua pré-candidatura para concorrer à uma vaga na Câmara Municipal da capital maranhense. O grupo se define como “mulheres oriundas da periferia, com trajetórias marcadas pela luta por diversidade, em defesa da igualdade, justiça e garantia de direitos para todos e todas, compartilhando dos mesmos objetivos e anseios por uma sociedade melhor”.

Josy Gomes, 24 anos, Luiza Coelho, 17, Julianna Costa, 26, Ana Raquel Farias, 24, e Jaine Santos, 23, buscam renovar a política ludovicense com o primeiro mandato coletivo da cidade, uma novidade que já rendeu experiências exitosas em São Paulo e Pernambuco nas eleições de 2018.

A ‘Bancada Ativista’ do PSOL, por exemplo, conquistou uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo somando 149.844 votos. O ‘Juntos’ também se afirmou na Assembleia pernambucana, com 37.175 votos.

Como o mandato coletivo é uma inovação, a legislação ainda não ampara o novo formato. Assim, apenas um dos nomes e a foto dessa pessoa aparecerá na urna no dia da eleição. Caso eleitas, apenas uma das integrantes estará na tribuna representando as ideias do coletivo.

As cinco garotas do ELAS prometem compartilhar as responsabilidades, decisões, necessidades, custos, benefícios e demandas da comunidade, com votos articulados e debatidos de maneira coletiva.

“Serão cinco vozes próximas da população, compartilhando o mesmo espaço político e buscando equilibrar a balança entre si para realizar um mandato participativo e democrático”, declarou Josy Gomes.

Quem são ELAS?

Josy Gomes, 24 anos: moradora do São Bernardo, técnica em Meio Ambiente, ex-coordenadora do DCE/UFMA, está vice-presidenta estadual da UJS/MA, militante da União Brasileira de Mulheres – UBM e membro fundadora da Rede Estadual de Mulheres Negras do Maranhão.

Luiza Coelho, 17 anos: moradora do Renascença, vice-presidenta da UBES/MA; Diretora de questões sociais e da mulher do grêmio do IFMA – Centro Histórico e membro do Comitê de meninas líderes da ONG PLAN INTERNATIONAL.

Jaine Santos, 23 anos: moradora do Cruzeiro do Anil, técnica em Artes Visuais, Bacharela em Design, secretária de organização da UBM/MA, Superintendente de Políticas Públicas para Juventude.

Ana Raquel Farias, 24 anos: moradora da zona rural de São Luís, na Vila Esperança, graduanda em Artes Visuais, atuou como coordenadora do Centro Acadêmico de Artes Visuais – Gestão Cazumbá e membra do DCE da UFMA Gestão Pŕo Tempore. Artista circense e, atualmente, está como Vice-presidenta da UNE no Maranhão.

Julianna Costa, 26 anos: moradora do Coroadinho, graduanda em serviço social, Diretora de mulheres negras da UBM/MA, coordenadora de programas e projetos para a juventude e coordenadora da Central Única de Favelas – CUFA, no polo Coroadinho.