Frente Ampla vence eleições municipais no Uruguai

Nas eleições municipais uruguaias realizadas neste domingo (27), Carolina Cosse foi a prefeita eleita de Montevidéu. Dessa forma, a Frente Ampla, que reúne a esquerda e os setores progressistas do país, mantém a capital, que governa sem interrupções desde 1990. A FA também venceu no segundo departamento eleitoral mais importante do país, Canelones (Yamandú Orsi) e também triunfou em Salto, que é terceira cidade mais populosa do Uruguai.

Carolina Cosse, prefeita eleita de Montevidéu

Segundo dados atualizados às 08h37m desta segunda-feira (28) pela Corte Eleitoral do país platino, com 99% dos votos apurados, Carolina Cosse venceu com 50,7%; no departamento de Canelones (correspondente à Ciudad de la Costa), Yamandú Orsi venceu com 50,02% já com 100% dos votos apurados; Andrés Lima foi eleito em Salto com 33,1%, igualmente neste departamento já foram computados todos os votos.

Ainda na noite de domingo, Carolina Cosse, segundo reporta o jornal Pagina 12, “pediu ‘reconhecimento’ aos colegas da Frente Ampla que disputaram as prévias internas para o cargo de prefeito, Álvaro Villar e Daniel Martínez, que a ouviram de perto. Cosse disse ter recebido um telefonema do presidente, Luis Lacalle Pou, no qual se agendou uma reunião para os próximos dias. Ela também conversou com a vice-presidente, Beatriz Argimón. ‘São ligações que me deixam orgulhosa de ser uruguaia’, declarou.

De acordo com o Página 12, a prefeita eleita adiantou que irá “implantar várias ações ao mesmo tempo a partir de amanhã. Vamos conversar com todos os setores da Frente Ampla para gerar um governo paritário de toda a Frente Ampla”, afirmou. A prefeita eleita também disse quais serão os focos de sua gestão à frente da Prefeitura de Montevidéu: limpeza, mobilidade e trabalho.

Apesar de o governista Partido Nacional, do presidente Luis Alberto Lacalle, ter eleito 15 dos 19 departamentos municipais, analistas consideram que a vitória da Frente Ampla nas três principais cidades do país fortalece politicamente a oposição progressista.

Um comentario para "Frente Ampla vence eleições municipais no Uruguai"

Os comentários estão desabilitados.