Manuela D’Ávila tem 40% entre os mais jovens, diz Ibope

É entre os eleitores de 16 a 24 anos que a candidata do PCdoB obtém seu melhor desempenho

Foto: Danilo Christidis

Se depender da juventude porto-alegrense, Manuela D’Ávila será eleita prefeita da capital gaúcha já no primeiro turno. É entre os eleitores de 16 a 24 anos que a candidata do PCdoB obtém seu melhor desempenho na nova pesquisa Ibope para a Prefeitura de Porto Alegre, divulgada nesta terça-feira (6). O instituto ouviu 805 pessoas de 3 a 5 de outubro.

Segundo o levantamento, Manu tem 24% das intenções gerais de voto – mas 40% entre os mais jovens. Ela lidera a disputa no conjunto do eleitorado, com quase o dobro de votos do segundo colocado, José Fortunati (PTB, 14%) e do terceiro, Sebastião Melo (MDB, 11%). O atual prefeito, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), não passa de 9%.

Já entre os eleitores jovens, Manuela não apenas está à frente na disputa – mas tem mais intenção de votos do que a soma de seus concorrentes. São 22 pontos percentuais a mais do que Fortunati (18%) e 32 de vantagem sobre Marchezan Júnior (8%). A margem de erro é de três pontos percentuais.

Manuela é líder em todas as faixas etárias, melhorando conforme diminui a idade do eleitor. Ela tem 15% entre os eleitores com mais de 55 anos, num empate técnico com Fortunati e Melo. E vai a 27% no eleitorado de 25 a 34 anos, bem distante dos candidatos do PTB (12%) e do MDB (10%).

Manu ostenta 21% entre os católicos e 18% no eleitorado evangélico (o único segmento em que está numericamente atrás de Fortunati, mas em empate técnico). Também pontua mais entre os negros (33%) do que os brancos (19%) – e vai ligeiramente melhor entre os eleitores com nível superior (26%) do que os que têm ensino médio (24%) e os com ensino fundamental (22%).

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *