PC de Cuba convoca “Congresso da continuidade histórica da Revolução”

O Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC) divulgou, nesta quarta-feira (2), a convocatória do 8º Congresso da organização, denominado de “O Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana”.

Foto: Martínez Arias, Rafael

José Ramón Machado Ventura, na reunião de comemoração do 64º aniversário das Forças Armadas Revolucionárias e do 60º do sistema de escolas do Partido, apresentou a íntegra do texto. Leia abaixo.

Companheiro Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidente da República e membro do Bureau Político,

Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez, membro do Bureau Político, atacante do quartel Moncada e expedicionário do iate Granma,

Companheiros e companheiras:

Assistimos hoje a este encontro convocado por dois acontecimentos que são expressão da relação indissolúvel entre a Revolução, o povo e a sua vanguarda: o 64º aniversário das nossas aguerridas Forças Armadas Revolucionárias e o 60º aniversário do Sistema de Escolas do Partido, cujo núcleo fundador foram as Escolas de Instrução Revolucionária.

Como vimos, o material audiovisual apresentado nos mostra o processo de nascimento e desenvolvimento destes centros e, sobretudo, as palavras sentidas e eloquentes da nossa companheira Rosario (Reitora desta Escola Superior do Partido, que se honra com o nome de Ñico López), permitem-nos verificar em síntese como este sistema de escolas cresceu e se fortaleceu no cumprimento de suas missões estratégicas: o fortalecimento e defesa da ideologia revolucionária e o importante contributo dado à preparação dos quadros, da nossa militância e dos revolucionários em geral.

O Bureau Político do Comitê Central do Partido levou em conta esta gloriosa data da Pátria para, a partir deste palco, tornar pública a convocatória ao 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba, à qual e como conclusão desta honrosa comemoração, vou ler a seguir.

Convocatória: «O Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana»

Depois que foi tornada pública a decisão de realizar o 8º Congresso do Partido, em abril de 2021, um evento extraordinário marcou de maneira crucial a vida da nação. A pandemia de Covid-19 pôs à prova a capacidade e a vontade da Revolução e a coragem do nosso povo para enfrentar qualquer dificuldade, por mais complexa que seja.

Mais uma vez, foi mostrada ao mundo a verdade sobre Cuba, seus valores, sua comprovada vocação humanista, a solidariedade e a justiça social, as que, junto com a capacidade organizacional do país e o desenvolvimento científico alcançado, nos permitiu traduzir em resultados visíveis, nosso compromisso com a vida e o bem-estar de nossos compatriotas e de outros povos, apesar da agressividade constante do Governo dos Estados Unidos.

O capitalismo e seus defensores neoliberais demonstram não ter solução para os problemas cardeais da humanidade. Suas teorias sobre o papel mínimo do Estado e a ampliação do mercado apenas reforçaram sua incapacidade de salvar vidas.

Hoje os cubanos estão imersos na superação dos diversos obstáculos derivados da pandemia, em particular os vinculados à nossa economia, somados a outros que já gravitaram sobre nós. Portanto, o Comitê Central do Partido Comunista de Cuba ratifica com este apelo a decisão de desenvolver o 8º Congresso na data prevista.

O Congresso centrará sua atenção na avaliação e projeção de temas centrais para o presente e futuro da nação, o que incluirá a atualização da Conceituação do Modelo Econômico e Social de Desenvolvimento Socialista de Cuba, os resultados alcançados e a atualização da implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, bem como os resultados econômico-sociais obtidos do 7º Congresso até o momento. Também analisará o funcionamento do Partido, sua ligação com as massas, sua atividade ideológica e avaliará a situação apresentada pelos quadros políticos do Partido, a União de Jovens Comunistas, as Organizações de Massa e o Governo.

Será um cenário oportuno para a atualização de nossa estratégia de resistência e desenvolvimento.

Significará um estímulo à participação de militantes, revolucionários e patriotas nas soluções que se demandam para enfrentar a aguda crise mundial que nos atinge e continuar as transformações que fortalecem a economia nacional. Para conseguir isso contamos com uma vasta experiência de luta na construção do socialismo como única opção de desenvolvimento e com o exemplo imperecível do Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz.

Digno herdeiro da confiança depositada pelo povo no seu dirigente, o nosso Partido, único, martiano, fidelista, marxista e leninista, assume uma elevada responsabilidade na preservação da unidade, fator estratégico para a vitória.

Nestes anos, o Governo dos Estados Unidos acentuou sua hostilidade contra Cuba, intensificando o bloqueio econômico, comercial e financeiro genocida e a subversão político-ideológica. Soma-se a isso as consequências da crise econômica global. Diante dessas dificuldades, o povo respondeu com firmeza, disciplina e consciência, o que exige converter isso em maiores contribuições de eficiência e resultados superiores na economia. Isso implica novas maneiras de pensar e agir para alcançar a prosperidade, o resultado de nosso trabalho diário.

Nesse cenário, a implementação das Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução enfrenta amplos desafios. Problemas objetivos e subjetivos são enfrentados que influenciam o ritmo de aplicação das políticas e medidas aprovadas.

A situação atual não pode se tornar justificativa que atrase os processos; pelo contrário, impõe a necessidade de impulsionar a atualização do nosso modelo econômico e social para cumprir o que acordamos e eliminar os obstáculos que ainda persistem no desenvolvimento das forças produtivas e na eficiência, matéria definida como o principal problema estratégico pelo general-de-exército Raúl Castro Ruz.

É urgente aumentar a produção de alimentos no país, utilizando todas as reservas internas, o que inclui, tal como no restante dos setores da economia e da sociedade, a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, além da sistematização dos resultados.

Os vínculos entre os setores estatais e não estatais da economia devem continuar se desenvolvendo, como parte da estratégia econômica definida. A indústria nacional terá que responder cada vez mais à demanda interna. É preciso acabar com a inércia, a apatia e explorar criativamente todas as potencialidades existentes, estimulando a contribuição de todo o povo, suas ideias e iniciativas.

Devemos avançar na eficiência dos processos de produção e na qualidade dos serviços, bem como na economia de recursos, no aumento das exportações, na substituição das importações e no envolvimento do investimento estrangeiro direto. Nesse esforço, a empresa estatal socialista é chamada a cumprir seu papel principal na economia nacional.

Nosso objetivo é chegar ao 8º Congresso com definições precisas e concretas que fortaleçam e deem continuidade ao programa de governo empreendido, em cumprimento à Estratégia Econômico-Social para impulsionar a economia e enfrentar a crise global provocada pela Covid-19.

A constante prevenção e enfrentamento da corrupção, do crime, da indisciplina social e outras manifestações negativas incompatíveis com as essências do socialismo que estamos construindo, deve ser uma tarefa de todos.

Para atingir este e outros objetivos, devemos continuar fortalecendo o funcionamento do Partido desde as células de base até os níveis mais elevados, com base no caráter exemplar daqueles que atuam em suas fileiras. Ao mesmo tempo, é imprescindível que existam quadros que mantenham em todos os momentos uma atitude revolucionária diante dos problemas, desenvolvam a capacidade de análise na procura de soluções, estimulem o diálogo franco e se caracterizem por uma ética impecável no cotidiano.

O Partido manterá uma atenção prioritária à União dos Jovens Comunistas, aos seus quadros, militantes e às novas gerações, em cuja formação e educação nos valores tem uma responsabilidade especial. Da mesma forma, apoiará as organizações de massa e sociais em suas missões de integração, mobilização e representação de nosso povo, promovendo uma participação superior de seus membros nos processos políticos e socioeconômicos que decidem nosso futuro como nação.

Hoje o trabalho político-ideológico adquire maior importância para enfrentar as tentativas de restauração capitalista e neoliberal. As redes sociais e a Internet se tornaram uma arena permanente de confronto ideológico, onde nossos argumentos também devem prevalecer diante das campanhas inimigas.

Diante da guerra cultural e simbólica que nos é feita, a defesa da identidade e cultura nacionais, bem como o conhecimento da nossa história, reafirmam a nossa soberania e independência. O imperialismo norte-americano não conseguiu cumprir seu objetivo de destruir a Revolução Cubana. Insiste em causar instabilidade no país, legitimar a oposição mercenária e fraturar a unidade dos cubanos, convertida em uma cerca intransponível para garantir a liberdade, a justiça e a democracia socialista que não se negociam.

Ratificamos mais uma vez a importância estratégica de manter a defesa e a segurança nacional do país como uma questão da mais alta prioridade.

Compatriotas,

No 64º aniversário do desembarque do iate Granma, data que transcende por nos mostrar o valor do sacrifício, a confiança no triunfo das ideias que o povo faz e na vontade de vencer, ratificamos que este será o Congresso de Continuidade, expresso na transferência gradual e ordenada das principais responsabilidades do país para as novas gerações, com a certeza de que a Revolução não se limita a quem a conduziu ao triunfo naquele glorioso 1º de janeiro, mas à vontade e ao empenho daqueles que a tornaram sua em todos esses anos e aqueles que continuarão o trabalho.

O 8º Congresso do Partido, que realizaremos de 16 a 19 de abril de 2021, será de todo o povo. Tal como em Girón, 60 anos depois, diante de um império que nunca poderá nos dobrar, e diante das dificuldades presentes e futuras, por mais poderosas que sejam, mais uma vez proclamaremos ao mundo nossa irredutível convicção de vitória.

Comitê Central do Partido Comunista de Cuba