PC do Vietnã inicia trabalhos do 13° Congresso com metas ousadas

Evento magno dos comunistas vietnamitas traça os objetivos estratégicos de desenvolvimento nacional, tendo como metas tornar o Vietnã “um país em desenvolvimento com uma indústria moderna que sairá do nível de renda média-baixa até 2025, um país em desenvolvimento com uma indústria moderna e renda média-alta até 2030 e um país desenvolvido com uma renda alta até 2045”.

Um Congresso para impulsionar a “Doi Moi”

Um total de 1.587 delegados, representando mais de 5 milhões de membros do Partido em todo o país, estão participando do 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Vietnã (CPV), que teve início oficialmente em Hanói em 26 de janeiro. É o congresso que pretende impulsionar a “Doi Moi” (Renovação), principal palavra de ordem do encontro.

Dos delegados, 191 são membros do Comitê Central cessante, 1.381 foram eleitos em conferências partidárias provinciais, municipais, em organizações do Partido diretamente ligadas ao CC, e 15 delegados são representantes de organizações partidárias no exterior.

As mulheres representam 13,99% dos delegados (222) e o homens 86,01% (1.365). O número de delegados de minorias étnicas é de 175, ou 11,03%.

Participam como convidados, ex-dirigentes partidários e do Estado, escritores, acadêmicos, artistas e representações diplomáticas.

Internacionalismo

Nguyen Thanh Hai, membro do Comitê Central do Partido, leu uma lista de 215 partidos políticos e organizações internacionais que enviaram mensagens de parabéns ao congresso em 22 de janeiro.

Ngan, em nome do Presidium e de todo o congresso, agradeceu aos amigos do exterior por sua amizade, cooperação e valioso apoio ao Partido e ao povo vietnamita.

O PCV continuará com sua consistente política externa de fortalecer a amizade e a colaboração com outros países, partidos políticos, organizações internacionais e amigos, contribuindo para a paz, a independência nacional, a democracia e o progresso social no mundo”, afirmou.

A principal intervenção do primeiro dia de trabalho foi a do secretário-geral do partido e presidente da República Socialista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, que apresentou o relatório ao Congresso,  “apontando muitas questões novas e pendentes nas orientações para os próximos 10 anos”, segundo informa a Agência Vietnamita de Notícias. Veja alguns dos pontos abordados pelo líder do partido e do Estado em seu relatório.

O Secretário-Geral, Nguyen Phu Trong, apresenta o relatório ao 13º Congresso / Foto: VNA

Meta 2021-2025

A meta geral de desenvolvimento para o mandato de 2021-2025 e nos anos subsequentes é melhorar a capacidade de liderança do Partido, capacidade de governo e força de combate; construir um partido e um sistema político limpo e abrangente; aumentar a confiança do povo no Partido, no Estado e no regime socialista; estimular aspirações por um país próspero e feliz e colocar em ação a vontade e a força da grande solidariedade nacional combinada com a força da época; promover reformas, industrialização e modernização de forma abrangente e concertada; construir e salvaguardar firmemente a pátria, manter um ambiente pacífico e estável; e se esforçar para transformar o Vietnã em um país desenvolvido de orientação socialista em meados do século 21.

Próximas décadas

O Relatório Político identificou metas concretas não apenas para o 13º mandato do CC, mas também para as próximas décadas. O Vietnã se tornará um país em desenvolvimento com uma indústria moderna e sairá do nível de renda média-baixa até 2025, um país em desenvolvimento com uma indústria moderna e renda média-alta até 2030 e um país desenvolvido com uma renda alta até 2045.

Orientações para atingir as metas

Para atingir esses objetivos, o Relatório Político detalhou 12 orientações estratégicas para o desenvolvimento nacional no período 2021-2030. Elas incluem continuar a reformar vigorosamente as mentalidades, construir e aperfeiçoar de forma concertada os regulamentos para o desenvolvimento nacional sustentável; completando de forma abrangente e concertada os regulamentos para o desenvolvimento de uma economia de mercado de orientação socialista; e reformar fortemente o modelo de crescimento, reestruturando a economia, industrializando e modernizando o país, dando atenção à inovação, intensificando a transformação digital nacional e desenvolvendo a economia e a sociedade digitais.

Quarta Revolução Industrial

Uma das orientações é avançar na reforma fundamental e abrangente da educação e formação, em ciência e tecnologia, no desenvolvimento de recursos humanos de alta qualidade, na atração e utilização de talentos e na forte aplicação das conquistas da Quarta Revolução Industrial. Outras orientações são:

Identidade Nacional

Promover o desenvolvimento do povo de forma abrangente e nutrir uma cultura vietnamita avançada, profundamente imbuída da identidade nacional;

Segurança Social e Humana

Gerir o desenvolvimento social de forma eficaz e rigorosa, garantindo a segurança social e humana;

Desenvolvimento Sustentável

Com quase 100 milhões de habitantes e próximo do epicentro da pandemia, o Vietnã tem, até o momento, pouco mais de 1500 infectados e 35 mortes por Covid-19

Responder de forma proativa e eficaz às mudanças climáticas, mitigar desastres naturais; prevenir e lutar contra surtos de doenças, proteger a saúde das pessoas; e administrar, explorar e usar os recursos naturais de forma sustentável, prestar atenção à proteção ambiental e garantir o desenvolvimento sustentável;

Preservar a paz e a soberania

É preciso prevenir proativamente o risco de guerra e conflito em curto e longo prazo; resguardar resoluta, persistente e firmemente a independência, soberania, unidade e integridade territorial da Pátria; garantir a segurança nacional, a ordem e a proteção social;

Política externa multilateral

Implementar uma política externa de independência, autossuficiência e multilateralização, diversificação das relações externas e integração internacional ativa e proativa de forma ampla e eficaz;

Democracia Socialista

Colocar em prática a democracia socialista e o direito do povo ao controle e às funções, aumentar a confiança do povo e promover o consenso social.

Também entre as orientações estão a construção e a conclusão do Estado socialista regido por leis; construir um sistema político transparente, forte, enxuto, eficiente e eficaz; avançar na luta contra a corrupção, o desperdício, a burocracia e os fenômenos negativos; e continuar a melhorar a construção e retificação do Partido de uma maneira abrangente, em associação com a reforma da liderança do Partido e dos métodos de governo.

Visão até 2045

Nguyen Phu Trong afirmou em seu discurso que o 13º Congresso do Partido é um marco extremamente importante, pois serve como pré-requisito para que os próximos mandatos alcancem com sucesso os objetivos estratégicos de desenvolvimento nacional para 2030, com uma visão até 2045.

Depois da sessão de abertura os delegados reuniram-se em grupos para discussão dos documentos. O evento tem seu término previsto para 02 de fevereiro.

Com informações da página oficial do Partido Comunista do Vietnã (PCV), versão em inglês / Tradução Livre da Redação