A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Wevergton Brito

Jornalista, vice-presidente nacional do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade ao Povos e Luta pela Paz)
As promessas de Biden, a ameaça de Trump e as cobranças de Sanders

Como era previsível, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, colocou como eixo central do seu discurso de posse, nesta quarta-feira (20), a unidade do país, após assumir o cargo de 46º presidente dos Estados Unidos, em meio a um clima de tensão sem precedentes.

Venezuela, a crise em Manaus e o valor da dignidade humana

“A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”.

Coreia Popular decide concentrar forças na construção econômica

Decisão do 8° Congresso do Partido do Trabalho da Coreia (PTC) tem como objetivo avançar na construção do “socialismo ao nosso estilo”.

Em fim de mandato, Trump transforma execuções em estandartes políticos

“Causa espanto a afirmação, feita por alguns analistas do campo democrático, de que Biden e Trump seriam iguais, ou até mesmo que Trump seria melhor em alguns aspectos”.

Venezuela: Eleições parlamentares isolam direita golpista

No próximo domingo (6), os venezuelanos irão às urnas para as eleições parlamentares, quando elegerão os 277 deputados da Assembleia Nacional para o quinquênio 2021/2026.

Maradona – O gênio que escolheu ficar ao lado do povo

Morreu, nesta quarta-feira (25), Diego Armando Maradona, sócio emérito do clube dos gênios da pelota e integrante titular do time do povo.

Na vida só cabe-lhe a tanga rasgada, na morte só cabe-lhe o roto lençol

Estes versos que estão acima, no título, são do poeta abolicionista Castro Alves, em uma das suas mais emocionantes poesias contra a escravidão, “A mãe do cativo”.

Eleições EUA: Um mito desmoralizado

Poucas vezes na história uma eleição foi acompanhada de forma tão minuciosa pelo planeta. Uma consequência benéfica disso é que cada vez mais pessoas se dão conta de que os EUA têm muito pouco a ensinar ao mundo em termos de democracia e eleições livres. Poucas vezes também, o roteiro dos acontecimentos se apresentava tão nítido.

Festa do Avante!: Alegria e luta unidas em uma tradição que nada abate

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro realizou-se a 44ª Festa do Avante!. A edição deste ano da grande festa do Partido Comunista Português (PCP) respeitou rigorosas normas sanitárias o que não impediu o evento de ser um sucesso, mesmo em condições peculiares.

Uma carta da Civilização à Barbárie

O Chanceler venezuelano, Jorge Arreaza escreveu, com data de 07 de agosto, uma carta ao seu homólogo brasileiro, Ernesto Araújo. Pela missiva, sabemos que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já havia antes também enviado uma mensagem ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O tema das correspondências é a necessidade de os dois governos de países vizinhos unirem esforços no combate à Covid-19.

O Louco

.

Aldir Blanc: O homem que venceu o Tempo

“você saiu dando tchau / brincou que ao meu lado era o tal / fiquei pendurada no adeus, como um velho avental”.

Na manhã desta segunda-feira (4), ao sair para fazer uma caminhada, logo que pus os pés na calçada, começou a pipocar em meu celular a notícia trágica da morte de Aldir Blanc, gênio da música e da poesia e um dos meus ídolos desde muito jovem.

1 2