Mangueira presta homenagem a ‘presidente de honra’ Nelson Sargento

Escola de samba faz postagem em rede social com agradecimentos ao sambista

Nelson Sargento | Foto: Reprodução Instagram / Leonardo Queiroz

A tradicional Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira prestou homenagem a Nelson Sargento, que faleceu aos 96 anos nesta quinta-feira (27/5) em decorrência de complicações da Covid-19. O sambista, que era presidente de honra da escola, estava internado desde o dia 22 de maio no Inca (Instituto Nacional de Câncer).

“Sua partida deixará saudades em todos os amantes do samba e da cultura brasileira”, afirma o texto publicado à tarde nas redes sociais.

O presidente da Mangueira, Elias Riche, assina o texto e menciona as palavras de uma das músicas mais famosas de Nelson Sargento para se referir ao samba, Agoniza, Mas Não Morre.

Sargento se tornou um dos baluartes da Mangueira e foi autor de sambas-enredos importantes da história da escola. Em quase um século de vivências, Nelson Sargento não apenas testemunhou como participou diretamente das diferentes mutações do samba. A mensagem cumprimenta as contribuições do músico para o samba e o coloca ao lado de outros “bambas”.

“Vai amigo Nelson, com seu jeito fino e elegante, se juntar a Cartola, Nelson, Jamelão e outros bambas, fazer uma roda de samba e olhar por nós.A Estação Primeira de Mangueira agradece por tudo”, diz o post da Mangueira no Instagram.

Texto da publicação

Com grande pesar informamos que nosso presidente de honra, Nelson Sargento, nos deixou essa manhã.
Sua partida deixará saudades em todos os amantes do samba e da cultura brasileira. A semente plantada por ele rendeu frutos que estarão eternizados junto à certeza de que “O samba agoniza, mas não morre” jamais.
Vai amigo Nelson, com seu jeito fino e elegante, se juntar a Cartola, Nelson, Jamelão e outros bambas, fazer uma roda de samba e olhar por nós.
A Estação Primeira de Mangueira agradece por tudo. Nossos sentimentos a todos os amigos e familiares.

Elias Riche
Presidente