CPI da Covid: relatório final deve responsabilizar Bolsonaro

Previsão do relator Renan Calheiros é de que os trabalhos se encerrem em meados de setembro

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 deve responsabilizar o presidente Jair Bolsonaro por suas criminosas ações e omissões no âmbito da pandemia do novo coronavírus. A informação é da jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Estadão.

Segundo ela, os senadores não devem poupar o governo. “A CPI vai caminhando para o seu final e esperamos um relatório muito denso, com mais de mil páginas e citando o presidente da República, Jair Bolsonaro”, diz Cantanhêde.

Nos últimos dias, a CPI viu seus mais recentes depoentes, ambos ligados à Precisa Medicamentos, adotarem a estratégia do “nada a declarar”. Mas, apesar de continuarem na próxima semana, as oitivas não estão mais no foco da comissão.

A previsão do relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), é de que os trabalhos se encerrem em meados de setembro. Pensando nisso, a cúpula da comissão se reuniu nesta semana com o procurador-geral da República, Augusto Aras, que vai receber o relatório final do colegiado.

De acordo com Cantanhêde, a conversa foi “enviesada”, com clima de “toma-lá-dá-cá”. Isso porque, já que na semana que vem, Aras passa por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e terá sua indicação à recondução na PGR analisada pelo plenário da Casa.

“Na conversa ficou no ar alguma coisa assim: ‘Vocês senadores votam em mim e depois eu acolho e dou andamento ao relatório final da CPI’“, relata a jornalista. Segundo ela, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), e Renan Calheiros ficaram animados com a possibilidade.

Com informações do Estadão