Deputados do PCdoB figuram entre os mais influentes do Congresso

Proporcionalmente, legenda é a que possui o maior número de parlamentares entre os chamados “Cabeças” do Congresso

Renildo Calheiros, Alice Portugal, Daniel Almeida, Jandira Feghali, Orlando Silva e Perpétua Almeida estão entre os "Cabeças do Congresso" (Fotos: Agência Câmara)

Por mais um ano, a bancada do PCdoB se fez presente na relação dos deputados mais influentes do Congresso. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o partido está, proporcionalmente, entre os que possui a maior quantidade de parlamentares entre os chamados “Cabeças” do Congresso.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), este é o resultado do trabalho árduo da legenda em defesa dos interesses da população.

“A lista do “Cabeças” do Congresso Nacional 2021 é um reconhecimento do trabalho árduo dos deputados do PCdoB em defesa do povo. Sinto-me honrado em ser indicado. Somos uma das menores bancadas, mas temos seis de sete parlamentares apontados como os mais influentes”, afirmou Renildo.

O PCdoB está na quinta posição no ranking de partidos com maior quantidade de parlamentares na lista dos mais influentes. É a legenda com maior percentual de participação na “elite”: 85,71% da bancada no Congresso Nacional está na lista do “Cabeças” 2021.

Vice-líder da Oposição na Câmara, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), também celebrou sua indicação. “É uma honra estar mais uma vez na lista dos 100 Cabeças do Congresso. Me enche de alegria saber que a nossa luta por um Acre e um Brasil mais justo tem saldo positivo e visibilidade política. Trabalhar com amor naquilo em que se acredita é a certeza de colher bons frutos”, disse a parlamentar.

Segundo o Diap, os “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares — deputados e senadores — que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades do processo legislativo.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão dessas, e tomada de decisão.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) afirmou que é um “orgulho” figurar entre os mais influentes, sobretudo, em tempos de retrocessos, obscurantismo e machismo na política. “Orgulho de estar nessa lista pela 12ª vez. Agradeço a todos e todas que caminham ao lado deste mandato popular. Vamos em frente, em defesa de uma vida melhor, de um país justo e democrático, com direitos garantidos e sem retrocessos”, afirmou.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também comemorou a indicação. “Mais uma vez figurando na lista dos Cabeças do Congresso. Pensem aí num cabra feliz? Para mim é uma alegria e honra figurar nessa lista tão importante. Isso prova nosso compromisso pelas questões relacionadas ao país, sobretudo pela Bahia”, disse.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou o destaque da legenda na pesquisa. Para ele, que também figura entre os mais influentes, o PCdoB se mostra, mais uma vez, um “partido sólido, que sabe o que quer, que pensa o Brasil e luta por dias melhores para o povo”. “Não é de hoje, vem de longe. São 100 anos de vida. Viva!”

Indicada pela 20ª vez, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) está entre os debatedores mais influentes. Segundo a pesquisa, estes são parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e principalmente com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no Plenário, na imprensa ou nas redes sociais, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso.

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados

Autor