Ministro da CGU desrespeita Simone Tebet e é chamado de moleque na CPI

Diante da atitude machista do ministro, o senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu respeito a senadora. “Tá pensando que tá onde seu moleque?”, disparou o senador

Wagner Rosário depõe na CPI (Foto: Leopoldo Silva / Agência Senado)

O tempo fechou na CPI da Covid nesta terça-feira (21). Após a senadora Simone Tebet (MDB-MS) fazer uma intervenção incisiva sobre as irregularidades no contrato para a compra da vacina Covaxin, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, mandou ela ler tudo de novo e a chamou de “descontrolada”.

Diante da atitude machista do ministro, o senador Otto Alencar (PSD-BA) pediu respeito a senadora. “Tá pensando que tá onde seu moleque?”, disparou o senador. “Só as mulheres são descontroladas. Vocês dão show todo dia aqui. Menos, Marcos Rogério!”, repreendeu o senador bolsonarista a senadora Leila Barros (Cidadania-DF).

Randofe Rodrigues (Rede-AP) e Rogério Carvalho (PT-SE) disseram que Wagner Rosário é “machista” pelo ataque à parlamentar. Otto Alencar voltou à carga e chamou o ministro é “descarado” e “moleque de recado”. O titular da CGU rebateu: “Não vou responder em respeito à sua idade”.

Fora dos microfones, senadores chegaram a pedir a prisão de Wagner Rosário. Omar Aziz (PSD-AM) suspendeu a reunião da CPI.

O presidente da CPI e o relator Renan Calheiros (MDB-AL) anunciaram que o ministro passará da condição de testemunha para investigado.

Omissão

Para os senadores, a fala de Tebet abalou o ministro. Ela o acusou de omissão no episódio da tentativa de compra da Covaxin. Afirmou que o ministro da CGU atuou como se fosse advogado de Bolsonaro e do Queiroga, ao conceder entrevista coletiva em que negou irregularidades no contrato, que ainda era investigado pelo órgão.

“Ele não poderia ir numa coletiva com o ministro Queiroga e fazer uma defesa intransigente de um contrato irregular que estava em processo de investigação pela própria CGU. Lamento muito o papel que Vossa Excelência está fazendo, o desserviço para o país e com o dinheiro público. Vossa Excelência não é advogado do presidente da República ou do ministro da Saúde. Vossa Excelência não é nem um advogado na estrutura da CGU”, criticou a senadora.

Após a confusão e, por causa do início da ordem do dia, a sessão foi encerrada.  

Com informações da Agência Senado

Autor