Nicarágua: Ortega é reeleito com grande participação popular

Os resultados preliminares divulgados nesta segunda-feira (8) mostram que Daniel Ortega, candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) foi reeleito presidente da Nicarágua, nas eleições realizadas no domingo.

Apurados quase 50% dos votos, Ortega lidera com 74,99%. O índice de comparecimento às urnas foi de 65,34% dos eleitores cadastrados, revelando que o boicote promovido por setores da direita ligados ao imperialismo fracassou rotundamente.

Ao divulgar a primeira apuração das urnas, na madrugada desta segunda-feira, a presidenta do Conselho Superior Eleitoral (CSE), magistrada Brenda Rocha, anunciou que até às 13h (hora local, 16h no horário de Brasília) será reportado um segundo relatório com os votos dos 90 eleitos à Assembleia Nacional e dos 20 ao Parlamento Centro-americano.

O partido do governo (FSLN) que lidera a “Aliança Unida Nicarágua Triunfa” obteve o apoio de 1.014.334 votos apurados no primeiro boletim.

À semelhança das anteriores eleições gerais, o Partido Liberal Constitucional (PLC) é a segunda força mais votada, com 194.745 votos a favor, o que representa 14,40% do total apurado.

Os restantes 10,61 pontos percentuais são divididos pelos partidos do Caminho Cristão (3,44%), da Aliança Liberal Nicaraguense (3,27%), da Aliança pela República (2,20%) e do Partido Liberal Independente (1,70%).

Os militantes e simpatizantes da FSLN, que já haviam saído às ruas e praças de todo o país para aguardar o anúncio do resultado, prorrogaram a festa até quase a madrugada desta segunda-feira.

Para o final da tarde é anunciado um encontro, na Plaza de la Revolución da capital, do Presidente Daniel Ortega com os duzentos observadores internacionais que presenciaram as oitavas eleições gerais e a 49ª no total, realizadas no maior país na América Central após a queda da ditadura de Anastasio Somoza, em 19 de julho de 1979.

Nas redes sociais, os sandinistas lutam contra as propagandas de vários governos de direita internacional, liderados pelos Estados Unidos, mais a União Europeia, que dizem não reconhecer o resultado da eleição.

Depois de votar ao meio-dia de domingo, o presidente Ortega dirigiu uma mensagem à nação no rádio e na televisão, na qual destacou a ideia de que a paz enterrou a guerra.

Miguel Díaz-Canel: Civilidade e Soberania

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou Daniel Ortega e a Vice-Presidente reeleita Rosario Murillo pelos resultados preliminares.

Por meio de sua conta oficial no Twitter, o chefe de estado destacou que os votos “foram uma demonstração de soberania e civilidade diante da cruel campanha na mídia que sofrem“.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, saudou o “bom nível de participação popular nas eleições” do país centro-americano. Ele enviou “saudações ao grande comandante, o presidente Daniel Ortega Saavedra, a Rosário (Murillo) e a todo o povo da Nicarágua“.

A secretária-executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente, também se pronunciou em nota divulgada nesta segunda-feira: “Esperamos que os resultados preliminares sejam confirmados, com a reeleição da dupla Daniel Ortega e Rosario Murillo, reafirmando o desejo da população pela continuidade do governo FSLN, que tem trabalhado com sucesso para o povo nicaraguense e a reconstrução do país, apesar das tentativas de desestabilização interna e externa”.

Para Walter Sorrentino, Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), “a confirmação da escolha de Daniel Ortega presidente na Nicarágua por ampla maioria dos eleitores na Nicarágua é mais uma resposta à contraofensiva dos EUA na América Latina e Caribe tendo como alvo governos progressistas. Cada país com sua especificidade e autonomia travará batalhas eleitorais – nas eleições no Chile, Venezuela e Honduras (mais as eleições parlamentares na Argentina) – ainda este ano, evidenciando que a disputa do campo popular progressista no subcontinente segue muito ativa.”

Com informações da Prensa Latina