Bolsonaro mente sobre preço de combustíveis e é criticado no Congresso

Presidente disse em entrevista que Petrobras vai anunciar redução no preço de combustíveis nesta semana. Estatal alegou que não há decisão tomada

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

A Petrobras informou nesta segunda-feira (6) que “não há decisão tomada” sobre novos reajustes nos preços de combustíveis. Em comunicado, a estatal informou que monitora continuamente os mercados e não antecipa decisões de reajustes. “A Petrobras não antecipa decisões de reajuste e reforça que não há nenhuma decisão tomada por seu Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) que ainda não tenha sido anunciada ao mercado”, destacou a estatal em nota.

O informe foi uma resposta às expectativas de mudanças nos preços de combustíveis nas refinarias, após o presidente Jair Bolsonaro afirmar em entrevista ao site Poder360, no domingo (5), que a Petrobras anunciaria nesta semana redução no preço dos combustíveis.

A Petrobras esclareceu que “ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios e seguem as suas políticas comerciais vigentes”. Desde 2016, a Petrobras passou a adotar para suas refinarias uma política de preços que se orienta pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio.

No comunicado divulgado nesta segunda, a petroleira reitera um “compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a declaração de Bolsonaro foi “irresponsável”. “As mentiras de Bolsonaro afetam não apenas a esperança de milhões de brasileiros desesperados com os altíssimos preços da gasolina, mas todo o mercado e o setor produtivo. Hoje, por conta da declaração que Bolsonaro deu sobre cortes no preço dos combustíveis, a Petrobras precisou desmentir o presidente da República”, destacou.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também condenou as mentiras de Bolsonaro. “Mais mentiras. Após Bolsonaro afirmar que os preços da Petrobras reduziriam nessa semana, a estatal negou a informação. A gasolina, o gás, o botijão seguem sendo dor de cabeça para o bolso da população brasileira. Assim como o presidente!”, pontuou Almeida.

“Ontem: ‘Bolsonaro garante que Petrobras começa esta semana a anunciar redução no preço do combustível’. Hoje: ‘Petrobras desmente fala de Bolsonaro sobre redução no preço do combustível’. Gente, este governo acabou há muito tempo”, reagiu o líder do PT, Bohn Gass (RS).

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) considerou uma “esculhambação total”. “Petrobrás desmente fala de Bolsonaro sobre redução no preço do combustível e mostra que o miliciano não sabe nada que acontece em seu governo”, afirmou.

“Ontem, ouvimos o presidente dizendo que o preço dos combustíveis iria baixar. Logo depois, a Petrobras disse que não. Precisamos de um posicionamento mais sensato. É melhor que se tenha uma regra mais perene. A sociedade cobra uma resposta”, criticou o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Fonte: Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados