Esquerda brasileira celebra vitória de Boric no Chile

Lideranças políticas brasileiras comemoram o avanço da esquerda em toda a América Latina, apontando para as dificuldades e isolamento de Bolsonaro em 2022.

Primeiro discuso de Boric a um mar de apoiadores e bandeiras.

A vitória da esquerda no segundo turno das eleições presidenciais no Chile ocorrida neste domingo (19), com a escolha de Gabriel Boric contra o candidato da extrema direita, José Antonio Kast, trouxe um fio de esperança para o campo progressista brasileiro.

A eleição de Boric se soma a vitórias de outros candidatos de esquerda na América Latina, como as de Alberto Fernández, na Argentina, Luis Arce, na Bolívia, e Pedro Castillo, no Peru. Tudo isso, gera uma enorme oposição a Bolsonaro no continente.

A conquista foi celebrada pela presidenta do PCdoB, Luciana Santos e também pelo vice-presidente e secretário de Política e Relações Internacionais da legenda, Walter Sorrentino.

“O Chile escolheu um novo caminho. Elegeu o jovem Gabriel Boric, ex-líder estudantil, de esquerda. Viva o povo chileno! Que sejam tempos de progresso e esperança. E que seja prenúncio de novos tempos também no nosso país”, frisou Luciana.

Na mesma linha, Walter Sorrentino afirmou que “a vitória de Boric no Chile nas eleições presidenciais de hoje prenuncia os novos tempos ansiados pelos latino americanos, por liberdades e direitos, contra o autoritarismo e por uma alternativa ao neoliberalismo”.

Segundo Walter, “o povo chileno, politizado e mobilizado conquistou a Constituinte, agora leva à presidência uma nova geração que se alimentou da valentia, coerência e determinação de Salvador Allende”, disse o dirigente, e completou com um “Viva Chile! Viva Boric e a luta dos comunistas chilenos que deram imensa contribuição pela unidade da coalizão vitoriosa”.

Na sexta-feira, 17, o ex-presidente Lula reafirmou o apoio do PT a Gabriel Boric, durante o 5º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Neste domingo, Lula parabenizou o novo presidente.

“O Chile é um país muito importante, o Chile é um país muito representativo, muito significativo para a nossa América Latina e a nossa querida América do Sul. Votem no Gabriel Boric e ajudem o Chile a fazer parte do bloco de governos progressistas da América do Sul”, convocou Lula, acompanhado pela juventude do partido.

A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), considera o resultado uma virada de página na história chilena.

“A vitória consagradora de Boric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de [Augusto] Pinochet.”

O embaixador Celso Amorim, ex-chanceler brasileiro nos governo Lula e Dilma, celebrou a eleição de Gabriel Boric para presidente do Chile. 

“Para a minha geração, que presenciou o golpe no Brasil e colocou suas esperanças em Salvador Allende, é emocionante ver um jovem progressista chegar ao poder e também barrar o avanço da extrema direita”, afirmou Celso Amorim. 

Já Ciro Gomes (PDT), também pré-candidato, disse que “todos os democratas do mundo” devem celebrar a vitória de Boric no Chile.

“Não apenas nós, sul-americanos, mas todos democratas do mundo temos muito o que festejar com a vitória de Gabriel Boric no Chile, que afugentou o perigo de mais uma mancha da extrema-direita no mapa da democracia mundial”, publicou.

O PSOL também se manifestou em publicação no Twitter falando em novos ventos e esperança para o Brasil. “Novos ventos na América Latina! Gabriel Boric venceu as eleições no Chile, derrotando a extrema-direita e enterrando os saudosos de [Augusto] Pinochet. É possível vencer. Em 2022 é no Brasil!”

Cobertura da eleição pela tele 13 mostra o clima de euforia dos chilenos com a vitória de Boric. Veja seu primeiro discurso a partir de 5h20m:

Autor