Procon-SP notifica LinkedIn

Órgão de defesa do consumidor questionou a plataforma por ter barrado anúncio com preferência a candidatos negros e indígenas.

O Procon-SP notificou a empresa Linkedin Representações do Brasil Ltda. solicitando explicações sobre notícias relatando que a plataforma barrou anúncio com preferência a candidatos negros e indígenas. A empresa tem até o dia 24 de março para responder aos questionamentos.

Segundo informações do portal do Procon-SP, o LinkedIn deverá informar ao órgão de defesa do consumidor como se dá a publicação de vagas na plataforma; se há aplicação de políticas específicas que norteiam as publicações e como os anunciantes são informados das mesmas; se qualquer tipo de vaga e publicação pode ser anunciada e, em caso negativo, quais critérios são necessários para seu aceite.

Ainda de acordo com o Procon-SP, a plataforma deverá relatar também como a informação é passada ao anunciante no caso de recusa da publicação; em que condições e situações ocorre eventual exclusão de anúncio já publicado e, em caso positivo, como o anunciante é informado; além de dizer se nos casos de exclusão da publicação existe algum aviso àqueles que efetuam acesso posterior e se os anunciantes recebem algum suporte para elaboração das publicações.

Segundo informa o portal do jornal O Globo, a instituição de pesquisa Laut e a start-up de tecnologia QuintoAndar são exemplos de empresas que tiveram os anúncios de vagas destinadas a candidatos negros e indígenas excluídas do LinkedIn. As empresas consideram que a interpretação da cláusula de não-discriminação da política de moderação feita pelo LinkedIn, contudo, seria incompatível com a lei brasileira e com a jurisprudência consolidada do STF.

Com informações do portal do Procon-SP e do portal do jornal O Globo