Cebrapaz rechaça voto do Brasil contra Palestina

A direção nacional do Cebrapaz manifestou, através de nota oficial, seu repúdio ao posicionamento da política externa do governo Bolsonaro, que mais uma vez votou contra os direitos do povo palestino. Leia, abaixo, a íntegra da nota divulgada neste sábado (2).

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) repudia veementemente a posição que o governo de Jair Bolsonaro assumiu desde a sua posse contra os direitos do povo palestino, em aliança servil e fanática ao sionismo e ao governo de Israel. Mais recentemente, o desprezo do Governo Bolsonaro pelos direitos humanos, que se manifesta no nosso País e na política externa, definiu o seu posicionamento contrário à resolução do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a situação gravíssima na Palestina ocupada por Israel.

No órgão composto por 47 países, 37 votaram a favor e sete se abstiveram na adoção da resolução de 24 de março, intitulada “Situação dos direitos humanos no Território Palestino Ocupado, incluída Jerusalém Oriental, e a obrigação de garantir a prestação de contas e a justiça” (clique aqui para ler, em espanhol). Apenas o Brasil, o Malawi e os Estados Unidos, potência patrocinadora dos crimes do regime israelense, votaram contra a sua adoção, o que não impediu o texto de passar aos arquivos da história de condenações ao regime e às políticas cotidianas do Estado de Israel de graves violações dos direitos humanos do povo palestino.

É pela persistência da impunidade do regime israelense que se perpetua a ocupação, a colonização e o apartheid, sustentados por reiteradas e devastadoras ofensivas militares conduzidas por notórios criminosos de guerra, as prisões arbitrárias e prolongadas, os julgamentos falsários em cortes militares, a disseminação de centenas de colônias ilegais em terras palestinas confiscadas e postos de controle militar, a expulsão massiva e o espólio, as execuções e tantas outras barbáries cometidas diariamente pelo Estado de Israel.

O CEBRAPAZ, por isso, vem mais uma vez manifestar o seu rechaço total à política externa bolsonarista, que significou flagrante e inaceitável retrocesso da posição de apoio e solidariedade com o povo palestino, cujo Estado da Palestina o Brasil reconheceu há 12 anos. Expressamos a nossa incondicional solidariedade ao povo palestino na luta pelo seu direito à autodeterminação e demandamos o fim da impunidade do regime israelense pelas atrocidades que comete para sustentar a sua ocupação, o apartheid e a colonização da Palestina.

Palestina Livre Já!

A Direção Nacional do Cebrapaz

02 de abril de 2022

Fonte: Cebrapaz