Luciana Santos se reúne com presidente da Frente Ampla do Uruguai

Na pauta as experiências da frente no âmbito da condução política e da sua organização e a situação política do Brasil, processo eleitoral e a importância da vitória do ex-presidente Lula para a América Latina.

Luciana Santos e Fernando Pereira. Foto: Arquivo pessoal.

Durante a estadia em Montevidéu, onde participa de ações de intercâmbio e cooperação com a Intendência local, Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, reuniu-se com o presidente da Frente Ampla do Uruguai (FAU), Fernando Pereira.

Na pauta as experiências da frente no âmbito da condução política e da sua organização e a situação política do Brasil, processo eleitoral e a importância da vitória do ex-presidente Lula para a América Latina. A FAU dirige Montevidéu há 32 anos e presidiu o Uruguai por 17 anos. Além de partidos, a frente é composta por Movimento Sociais e apresenta uma impressionante organização de comitês de base.

Leia também: Luciana Santos vai ao Uruguai conhecer Plano de Apoio à Cidadania

“Essa Frente é uma experiência na qual nos inspiramos muito para fazer a nossa federação. Com Fernando, trocamos informações sobre esse funcionamento, a organização em comitês de base, que são muitos pelo país, e também sobre as eleições no Brasil e nossa confiança na vitória”, comentou Luciana, que compõe a coordenação da campanha nacional do ex-presidente, que é o primeiro colocado isolado em todas as pesquisas.

“Todo o tempo ouvimos sobre a solidariedade ao nosso país contra a violência política e em defesa da democracia, sempre destacando a importância da vitória de Lula para toda a América Latina”, explicou.

Luciana Santos e Fernando Pereira. Foto: Arquivo pessoal.

Durante os governos de Lula, o Brasil ganhou destaque na política internacional, assumindo papel central na organização do Mercosul, do BRICs e um protagonismo inédito nas relações com os países do G4 e do G20. O ex-presidente também se constituiu como liderança mundial na luta pelo combate a fome e pelas questões climáticas, sempre defendendo a política do ganha-ganha e a instituição de um mundo pacífico e multipolar.

Leia também: Luciana Santos, vice-governadora de PE, se encontra com Mujica no Uruguai

Além das atividades institucionais, a agenda de Luciana no país vizinho contou com um encontro com o ex-presidente Pepe Mujica e sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolanski; também com Juan Castillo, presidente do Partido Comunista Uruguaio (PCU) e com dirigentes e comitês de base da FAU em Montevidéu.

Autor