Governadora do Ceará diz que Bolsonaro é preconceituoso e não conhece o Brasil

“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino”, diz Izolda Cela

(Foto: Reprodução do Twitter)

A governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), disse que Bolsonaro não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas após culpar o analfabetismo por sua derrota acachapante no Nordeste. No primeiro turno, Lula teve na região mais de 21 milhões de votos, enquanto Bolsonaro obteve 8,7 milhões, uma diferença de quase 13 milhões de votos.

“O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o governo federal não dialoga com estados nem com municípios”, disse a governadora.

Leia mais: Ódio de Bolsonaro ao povo nordestino continua causando indignação

De acordo com ela, o Ceará criou há mais de 15 anos o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que vem sendo uma referência para estados e municípios em todo o Brasil.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que atualmente das 100 escolas com melhores desempenhos no país, nos anos iniciais do ensino fundamental, 87 estão no Ceará.

“O presidente, que deveria cuidar de todos os brasileiros, destila preconceito e xenofobia com o povo nordestino, sem o mínimo conhecimento. Uma pena! Inaceitável!”, criticou.

Autor