Festival Curta Cinema começa no Rio com competição que pode levar ao Oscar

Um dos mais importantes festivais do país acontece de forma 100% presencial. Programação reúne 97 curtas-metragens nacionais e internacionais e vai até quarta-feira (7), confira.

Fantasma Neon: curta de Leonardo Martinelli é um dos destaques da mostra competitiva nacional | Foto: Sofia Leão - Curta Cinema/Divulgação

Começou nesta quinta-feira (1º/12) o Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro, que retorna ao formato totalmente presencial após duas edições em formato híbrida devido a pandemia. As sessões acontecem Estação Net Botafogo e vão até o dia a próxima quarta-feira (7). O evento acontece no Estação NET Rio, em Botafogo, com programação paralela no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual, em Laranjeiras.

 Em sua 32ª edição, o Curta Cinema, que conta com uma seleção de 97 filmes, é um dos mais importantes festivais de curtas-metragens do país. Os vencedores das Mostras Competitivas, divididas entre nacionais e internacionais, são habilitados para a disputa de uma indicação ao Oscar 2023 nas categorias de curtas.

Entre as 20 produções nacionais que estão na disputa, destaque para “Big Bang”, novo filme de Carlos Segundo, premiado no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça; “Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, vencedor do Festival do Rio e “Fantasma Neon”, musical de Leonardo Martinelli com prêmios no Festival de Gramado e do Rio.

A seleção internacional traz iraniano “Deer”, de Hadi Babaeigar. O curta conquistou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim. Exibidos em Cannes, os curtas franceses “Tsutsué”, de Amartei Armar, e “Raie Manta”, de Anton Bialas.

Nesta sexta (2) e na segunda (5), o público poderá aproveitar a Programação Especial Clássicos de Cinema de Curta-Metragem em 35mm, com debates após as exibições. A seleção é feita em parceria com o Estação NET Botafogo e o cineasta Cavi Borges, que já realizaram sessões de Clássicos em 35mm para longas e médias-metragens.

A programação deste ano conta também com atividades paralelas, como a Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Curta-Metragem com Beth Formaggini, nos dias 6 e 7, que irá analisar oito projetos em fase inicial previamente selecionados. O Festival também apresenta a 25ª edição do Laboratório de Projetos, com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande, contemplando uma equipe de jovens cineastas com a possibilidade de produzir seu curta.

SERVIÇO

Festival Curta Cinema
Data: 1º a 7 de dezembro
Horário: Sessões às 15h, 17h, 19h e 21h
Local: Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)
Saiba mais: https://curtacinema.com.br/home/

Laboratório de Projetos (com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande):
Data: 1º, 2, 3 e 5 de dezembro
Horário: 10h30
Local: Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75 – Laranjeiras)

Oficina de Desenvolvimento de Projetos de Curta-Metragem (com Beth Formaggini):
Data: 6 e 7 de dezembro
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75 – Laranjeiras)

Mostra Competitiva Nacional

“ALEXANDRINA – UM RELÂMPAGO” de Keila Sankofa – 11 mim, AM, 2022

“AVE MARIA” de Pê Moreira – 14 min, RJ, 2022

“ARAGEM” de Ricardo Alves Jr. – 19 min, MG, 2022

“BIG BANG” de Carlos Segundo – 14 min, SP, 2022

“CONTRAGOLPE” de Victor Uchôa – 16 min, BA, 2022

“DEUS NÃO DEIXA” de Marçal Vianna – 20 min, RJ, 2022

“ESCASSO” de Clara Anastácia & Gabriela Gaia Meirelles – 16 min, SP, 2022

“FANTASMA NEON” de Leonardo Martinelli – 20 min, RJ, 2022

“INFANTARIA” de Laís Santos Araújo – 24 min, AL, 2022

“LUAZUL” de Letícia Batista & Vitória Liz – 20 min, PE, 2022

“LUGAR DE LADSON” de Rogério Borges – 21 min, SP, 2022

“MADRUGADA” de Leonardo da Rosa & Gianluca Cozza – 19 min, RS, 2021

“MANHÃ DE DOMINGO” de Bruno Ribeiro – 25 min, RJ, 2022

“POSSAPODER” de Victor Di Marco & Márcio Picoli – 19 min, SP, 2022

“PROMESSA DE UM AMOR SELVAGEM” de Davi Mello – 23 min, SP, 2022

“QUAL É A GRANDEZA” de Marcus Curvello – 12 min, BA, 2022
“SANGOMA” de Aline Fernandes, Nathalia Freitas, Talita Araujo & Terená Kanouté – 7 min, SP, 2022

“TEATRO DE MÁSCARAS” de Eduardo Ades – 22 min, RJ, 2022

“ÚLTIMO DOMINGO” de Joana Claude & Renan Barbosa Brandão – 17 min, RJ, 2022

“XAR – SUEÑO DE OBSIDIANA” de Fernando Pereira dos Santos & Edgar Rolando Calel Apén – 13 min, SP, 2022

Mostra Competitiva Internacional

“AFTERMATH, AFTERPATH” de Frédérique Buck & Gintare Parulyte – 8 min, Luxemburgo, 2021

“BUURMAN ABDI” de Douwe Dijkstra – 29 min, Holanda, 2022

“BY FLAVIO” de Pedro Cabeleira – 27 min, Portugal, 2022

“DEER” de Hadi Babaeifar – 14 min, Irã, 2021

“EL AFTER DEL MUNDO” de Florentina Gonzalez – 11 min, França, 2022

“FURTHER AND FURTHER AWAY” de Polen Ly – 24 min, Camboja, 2022

“ICE MERCHANTS” de João Gonzalez – 15 min, Portugal, 2022

“I LOVE PICTURES” de Gabriel Bellone – 20 min, EUA, 2022

“INVISIBLES” de Esteban Garcia Garzon – 19 min, Colombia 2022

“LA MARCHA DE BALOGUN” de Michelle Coelho – 11 min, Cuba/Brasil, 2021

“L’AUTRE RIVE” de Gaëlle Graton – 17 min, Canadá, 2022

“NOCHE. DEL BORDE DEL SOFA A LA CAMA DOBLE.” de Luis Enrique Barbour – 15 min, Colômbia, 2022

“RAIE MANTA” de Anton Bialas – 29 min, França, 2022

“SALVATION HAS NO NAME” de Joseph Wallace – 16 min, Reino Unido, 2022

“SAME OLD” de Lloyd Lee Choi – 15 min, EUA, 2022

“SCALE” de Joseph Pierce – 15 min, França/Bélgica/Reino Unido, 2022

“THE EMPTY SPHERE” de Stéphanie Roland – 20 min, Estados Federados da Micronesia, 2022

“THE FRUIT TREE” de Isabelle Tollenaere – 15 min, Bélgica, 2022

“TRIA” de Giulia Grandinetti – 17 min, Itália, 2022

“TSUTSUÉ” de Amartei Armar – 15 min, França/Ghana, 2022

Panorama Carioca

“CARTA PARA GLAUBER” de Gregory Baltz – 12 min, RJ, 2022

“CORRERIA” de Liliana Mont Serrat – 18 min, RJ, 2021

“FLORES VERMELHAS” de Érica Sansil – 11 min, RJ, 2022

“ICEBERG” de Will Domingos – 24 min, RJ, 2022

“JORNADA DE 14 HORAS” de Clara Henriques & Luiza França – 17 min, RJ, 2022

“KORRUPTA” de Marcos Bonisson – 3 min, RJ, 2022

“O PLANTONISTA DO DIA” de Allan Ribeiro – 17 min, RJ, 2022

“QUEM DE DIREITO” de Ana Galizia – 21 min, RJ, 2022

“VEM DE VOLTA” de Cavi Borges – 11 min, RJ, 2022

Panorama Latino-Americano

“AGUSTINA” de Luciana Herrera Caso – 17 min, México, 2022

“COLLIGARE HERBARIUM ET INSECTA” de Augustina Arrarás & Nicolás Onischuk – 16 min, Argentina, 2021

“DIA DE VISITA” de Diego Rodriguez – 15 min, Cuba, 2021

“EL ALIENTO” de Hernan Biassoti, Franco Cerana & Alejandro Magneres – 17 min, Argentina, 2021
“EL MAÑANA ES UN PALACIO DE AGUA” de Juanita Onzaga – 15 min, Colombia, 2022

“L’OMBRE DES CORBEAUX” de Elvira Barbosa – 29 min, França, 2021

“PAPEL” de Gisela Carbajal Rodríguez & Felix Klee – 8 min, México, 2021

“TAL VEZ EL INFIERNO SEA BLANCO” de Diego Andres Murillo De Tommasi – 20 min, Venezuela, 2021

“TIGRE TIGRE” de Mauricio Sáenz-Cánovas – 17 min, México, 2022

“WILLKAWIWA (EL SAGARADO FUEGO DE LOS MUERTOS)” de Pável Quevedo Ullauri – 15 min, Equador, 2022

Mostra Primeiros Quadros

“ALUÍSIO – O SILÊNCIO E O MAR” de Luiz Carlos Vasconcelos – 18 min, PB, 2022

“AS VELAS DO MONTE CASTELO” de Lanna Fernandes de Carvalho – 15 min, CE, 2022

“CADÊ HELENY?” de Esther Vital – 29 min, MG, 2022

“CINEMA ESPERANÇA”  de Ana Carolina Francisco – 19 min, RJ, 2021

“ESSAS LÁPIDES ONDE HABITAMOS” de Ana Machado & Vitor Artese – 20 min, SP, 2022 “MISSÃO SUDOESTE DE ANGOLA – AFINAL QUEM NOS DEFINE?” de Carla Osorio – 23 min, ES, 2022

“NADA ALÉM DE FLORES” de Eddy Mathias – 24 min, RJ, 2022

“SALGAR” de Pedro Vinícius – 14 min, RJ, 2022

Mostra Primeiros Quadros Hispânicos

“ALL MY SCARS VANISH IN THE WIND” de Angélica Restrepo Guzmán & Carlos Velandia – 14 min, Colombia, 2022

“ASÍ MISMO” de Shraon Kleinberg – 16 min, México, 2022

“EL DELFÍN” de Manuela Roca – 14 min, Uruguai, 2022

“ETXETXIPIA (CASA PEQUEÑA)” de Marina Velázquez – 15 min, Espanha, 2022

“GOLEM” de Andres Jimenez Quintero – 14 min, Colombia, 2022

“MONTAÑA AZUL” de Sofía Salinas Barrera – 14 min, Colombia, 2022

__

com informações de agências

Autor