Começa hoje a 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária

Confira a programação: mais de 200 artistas distribuídos por três palcos, seminários e 500 toneladas de alimentos vindos da reforma agrária popular

Palco principal da Feira Nacional da Reforma Agrária, em 2017 Foto: Divulgação

Depois da censura do PSDB e o período da pandemia, a Feira Nacional da Reforma Agrária está de volta após quatro anos suspensa. Começa nesta quinta (11) a 4ª Fenara organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Parque do Água Branca, em São Paulo.

A 4ª edição ocorre em meio a uma ofensiva reacionária de criminalização do MST tanto no Congresso Nacional, quanto em assembleias legislativas nos Estados da federação.

Durante os quatro dias de evento, o movimento espera receber 300 mil visitantes, comercializar 500 toneladas de alimentos produzidos por cooperativas ligadas ao MST e, no enceramento, no domingo (14), os organizadores prometem doar 25 toneladas de alimentos para pessoas com insegurança alimentar.

A 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária tem início nesta quinta (11), às 8h, e acaba às 20h de domingo (14).

O evento conta com três palcos: o Palco Arena, o principal, recebe músicos consagrados como, Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Johnny Hooker, Lenine, Liniker, Chico César e mestrinho, entre outros; um segundo palco receberá artistas populares, como Tita Reis e Banda, Cabaré Feminista, Cacique e Pajé, entre outros.

Segundo os organizadores, mais de 200 artistas de todos os cantos do país irão se apresentar no evento.

Um terceiro palco receberá seminários como “A Disputa Ideológica em Tempos de Neofascismo e Agronegócio”, “Agronegócio e Meio Ambiente”, “135 anos da abolição”, entre outros. Confira abaixo a programação completa.

A feira também conta com a participação de autoridades e comunicadores que irão participar dos espaços de debate e diálogos. Entre as autoridades, cinco ministros, Paulo Teixeira (MDA), Alexandre Padilha (SRI), Sônia Guajajara (MPI), Wellington Dias (MDS) e Silvio Almeida (DH); e três governadores, Elmano de Freitas (CE), Jerônimo Rodrigues (BA) e Fátima Bezerra (RN).

Os comunicadores Paulo Vieira, Gregório Duvivier, Chico Pinheiro e Giovanna Nader também participarão das atividades do MST.

O evento também prestigia a riqueza da cultura popular brasileira representada nos sabores e na diversidade gastronômica regional de todas as grandes regiões do país. Neste sentido, a Culinária da Terra oferece 95 opções de pratos, produzidos em 30 cozinhas instaladas na feira.

A maior parte dos produtos comercializados são cultivados de forma agroecológica ou estão em processos de transição para a agroecologia. São mais de 1.200 feirantes participando.