Governo traça plano para assentar 5 mil famílias

Anúncio terá plano emergencial de assentamento em áreas já desapropriadas; 40 mil famílias devem receber títulos de propriedade em 2023

Família Giovani, doações de alimentos em Congonhinhas, Paraná. Foto: Igor de Nadai

Ainda no mês de maio o governo federal deve anunciar um no plano de Reforma Agrária para o país, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT). De acordo com informações do Valor, o governo dará celeridade ao processo para assentar 5 mil famílias em áreas que já tiveram processos de desapropriação concluídos. Na pauta do governo também consta um cronograma de regularização fundiária e priorização de programas voltados para mulheres, juventude e quilombolas.

Conforme apuração da reportagem, o governo irá retomar processos paralisados desde a gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff. Com isso, o no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deve incluir 1.700 famílias em 126 assentamentos, o que representa 300 mil hectares em 18 Estados.

Leia também: Quem doa 25 toneladas de alimentos saudáveis? O MST

Outra averiguação aponta que será lançado novo edital para mais 3.800 famílias em 174 imóveis e a criação de oito novos assentamentos.

Estimativa do ministério é de que 40 mil famílias recebam títulos de propriedade em 2023.

Em entrevista ao Portal Vermelho, o membro da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, criticou o valor de R$500 milhões, anunciado por Teixeira em entrevista, que será destinado à reforma agrária. Para Stedile o valor “é ridículo” e o movimento irá pressionar para que o orçamento do Incra seja maior.

No entanto, ponderou e disse acreditar que os recursos serão maiores ao longo do ano e que o trabalho não é pensando em números, mas sim para que se assente todos os acampados no Brasil “Acredito que ao longo do ano oficialmente este valor será reposto. A nossa ideia é que o governo assente as 80 mil famílias acampadas”, disse.

__
Com informações: Valor. Edição: Murilo da Silva

Autor