Petrobras lança gasolina que compensa emissão de gases

Gasolina Petrobras Podium carbono neutro é a primeira no país, segundo a Companhia, que traz compensação em créditos de carbono para todo o ciclo de vida do produto

Foto: Petrobras

A Petrobras lançou na terça-feira (19) a primeira gasolina no mercado brasileiro “carbono neutro”. A companhia irá “compensar as emissões gases de efeito estufa (GEEs) da Gasolina Podium em todo o ciclo de vida do produto, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação ou de recuperação florestal de biomas nacionais”.

Com isso, a nova Gasolina Petrobras Podium carbono neutro deve oferecer ao consumidor menor teor de enxofre e maior octanagem, o que melhora o desempenho do veículo ao passo que emite menos gases prejudiciais ao planeta.

Neutralização do carbono

Para a gasolina Podium se tornar carbono neutro a Petrobras utilizou a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), em que avaliou todo o produto que sai da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), para mensurar o quanto seria necessário adquirir de créditos de carbono como forma de neutralizar esta pegada de carbono. Os resultados ainda passaram por uma revisão crítica em um painel de especialistas da consultoria ACV Brasil.

A partir dos dados obtidos, toda a gasolina carbono neutro – desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) – que chegar ao consumidor já terá as emissões compensadas. No entanto o combustível só estará disponível, ainda que inicialmente, em Postos Petrobras selecionados.

Leia também: Governo reserva R$2,8 bi no orçamento para projeto automotivo sustentável

Para o cálculo do que deveria ser compensando de carbono no ciclo de vida de produção da Gasolina Podium e do etanol anidro adicionado foi considerado:

  • extração e produção das matérias-primas;
  • transportes;
  • processamentos;
  • distribuição e uso final.

De acordo com a Petrobras, a empresa reduziu em 40% as emissões de GEEs desde 2015. Há pouco mais de dez dias a companhia passou a integrar o mercado voluntário de créditos de carbono. Foram adquiridos 175 mil créditos gerados por ações de preservação da Floresta Amazônica, sendo que cada crédito corresponde a uma tonelada de CO2 (gás carbônico). Dessa forma, 175 mil toneladas de gases de efeito estufa foram compensados, número que equivale a 570 hectares ou 800 campos de futebol.

Alinhamento

O incentivo da Petrobras a produtos que atendam demandas socioambientais está alinhado às ações estabelecidas pelo governo Lula. Nesta semana o governo federal prepara uma Medida Provisória que cria um regime tributário temporário para estimular as empresas do setor automotivo usarem novas tecnologias menos poluentes e mais sustentáveis.

Na última quinta (14), Lula assinou projeto de lei do Programa Combustível do Futuro, que será encaminhado ao Congresso Nacional. A medida traz um conjunto de iniciativas para promover a mobilidade sustentável de baixo carbono e vai ajudar o Brasil a atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Além de todas as ações direcionadas à sustentabilidade que foram adotadas de forma transversal no governo, Lula, em seu discurso na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na terça-feira (19), afirmou que, ao assumir a presidência do G20 em dezembro sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o desenvolvimento sustentável será uma das prioridades, assim como a inclusão social, o combate à fome e a reforma das instituições de governança global.