Com inflação sob controle, comércio deve abrir 110 mil vagas este ano

Índices econômicos devem assegurar a abertura das vagas, que pode atingir maior patamar em um década. Programas assistenciais do governo é um dos motivos para tanto otismismo

Comércio varejista | Foto: Sindilojas/Rio

Com o crescimento econômico puxando o consumo das famílias, a inflação controlada e as datas-chave do calendário de compras, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, o setor varejista se prepara para contratação em massa de trabalhadores.

De acordo com projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a criação de vagas temporárias deve atingir o seu nível mais alto em uma década, superando a marca de 110 mil postos temporários abertos.

Para especialistas, o início do ciclo de queda dos juros, aliado com a valorização do real, as expectativas para o final do ano começam a se mostrar otimistas. Outro fator importante, foi a manutenção de programas assistenciais do governo, tais como o Bolsa Família, que assegura o crescimento econômico a partir do consumo das famílias brasileiras.

A expectativa dos economistas é que as vendas cresçam na casa dos 4% em relação a 2022, patamar que não é visto há quatro anos.

As contratações devem ganhar força a partir da segunda quinzena de outubro, depois dos dia das crianças.

Empresas como Americanas, Carrefour, Centauro, Grupo Soma, Riachuelo, RiHappy e PBKids e Tubarão já anunciaram milhares de vagas em aberto.

Vendas no varejo crescem 0,7% em julho

As vendas no comércio varejista cresceram 0,7% em julho na comparação com o mês anterior. É o segundo mês consecutivo de alta. Em junho, o crescimento havia sido de 0,1%. No acumulado do ano, o resultado é positivo em 1,5%. Em 12 meses, há uma expansão de 1,6%. 

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 2,4%. Com os resultados desta quarta-feira, o comércio varejista está 2,2% abaixo do nível recorde da série, de outubro de 2020. 

Atividades com alta

Na comparação entre julho e junho, quatro das oito atividades avaliadas pelo IBGE tiveram crescimento de vendas. O destaque ficou com o segmento equipamentos e material para escritório informática e comunicação, com alta de 11,7%. O ramo tem apresentado grande flutuação ao longo do ano, positivas e negativas. Segundo a pesquisa, o dólar e mudanças na política de importação ajudam a explicar a alta de julho. 

“Houve algumas mudanças na questão da tributação das importações, que acabam oferecendo um ímpeto maior na variação dessa atividade”, disse o gerente da PMC, Cristiano Santos.

A segunda maior alta foi no setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que apresentou expansão de 8,4%. O pesquisador do IBGE explicou que o setor se recupera de um comportamento negativo nos últimos meses. 

“A alta vem muito por conta de base de comparação baixa, mas também houve promoções pontuais. Algumas grandes lojas realizaram uma espécie de antecipação de Black Friday. Embora tenha sido algo bastante específico, focado, e não tenha atingido a atividade como um todo, foi suficiente pra dar essa virada de trajetória.”

Com informações da Agência Brasil*

Autor