Brasil chega a Santiago buscando ampliar hegemonia paralímpica

Time brasil já está na capital chilena para defender liderança no quadro de medalhas. Desde 2007, o Brasil foi primeiro em quatro jogos Jogos Parapan-Americanos.

Foto: AMSA

O Time Brasil paraolímpico já está no Chile para os jogos Parapan-Americanos que começam nesta sexta (16) na capital Santiago. O objetivo é manter a hegemonia consagrada desde a edição do Rio 2007.

As 17 modalidades reúnem 324 atletas que disputarão as medalhas no dia 18 a 26 de novembro. Destes, 132 vão competir pela primeira vez nos jogos, o que representa cerca de 40% do total da delegação.

O Brasil estará presente nas provas de atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (para pessoas com paralisia cerebral), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo.

“Essa será a maior delegação paralímpica brasileira da história em Jogos Parapan-Americanos. Só temos a agradecer a todas as confederações, clubes, treinadores, equipes multidisciplinares e atletas pela dedicação e árduo trabalho desenvolvido ao longo dessa jornada – completou o dirigente”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Na última edição do Parapan, em Lima 2019, o Brasil obteve um número recorde de conquistas. A delegação atingiu a marca de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze, números inéditos em uma única edição do torneio.

Nas quatro últimas edições, Lima 2019, Toronto 2015, Guadalajara 2011 e Rio 2007, o Brasil terminou o Parapan na primeira posição do quadro de medalhas.

“Esperamos manter o ritmo e o desempenho das nossas últimas participações. Nossos atletas chegam muito bem preparados aos Jogos e a nossa expectativa é de que trarão muitas medalhas para o Brasil”, disse.

Autor