Governo vai abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026, diz ministra da Gestão

No total, serão entre 18 e 20 mil vagas oriundas de novos concursos em 2024. A ministra também disse pretende ampliar programa de transferência de imóveis da União

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, afirmou nesta segunda (4) que o governo deve abrir de 9 mil a 10 mil vagas para concursos em 2025, além das 9 mil já autorizadas.

A ministra disse também que não há espaço para aumento salarial de servidores públicos em 2024. A declaração foi dada em entrevista publicada para o jornal O Globo.

“No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados. Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações”, disse a ministra.

“Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário. Dweck pretende ampliar outro programa que também está sob seu guarda-chuva: a transferência de imóveis da União para outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado, para construção de habitações e equipamentos públicos”, concluiu.

Dweck pretende ampliar outro programa que também está sob seu guarda-chuva: a transferência de imóveis da União para outros entes federativos, movimentos sociais e setor privado, para construção de habitações e equipamentos públicos. Hoje, mais de 500 imóveis já estão sendo analisados para repasse. Pelo menos mais 500 entrarão nesta lista. Além disso, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) terá ajuda do BNDES e da Caixa para estruturar projetos para uso do portfólio de imóveis federais.

Autor