Enem 2024 está com as inscrições abertas até 7 de junho

Moradores do Rio Grande do Sul terão isenção da taxa de R$ 85 e prazo estendido para inscrição. As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Considerada uma das maiores provas de acesso ao ensino superior do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu, nesta segunda-feira (27), as inscrições para a edição 2024. Os interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho pela Página do Participante com o login único do Gov.br.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, ainda deverá divulgar um calendário estendido para os moradores do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade que enfrenta o estado por conta das enchentes.

 As datas de realização das provas serão 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos.

O período para requisitar a isenção da taxa de participação foi encerrado em 26 de abril e os resultados dos recursos foram divulgados na última sexta-feira (24).

Lei mais: Entidades estudantis apoiam greve nas instituições federais de ensino 

Os candidatos que tiveram a gratuidade deferida ainda precisam realizar a inscrição no Enem pela Página do Participante.

Quem faltou no exame de 2023 também pode acompanhar a situação da justificativa na área destinada aos candidatos.

Pagamento da taxa

O valor de inscrição no Enem, que na edição anterior contou com 2,7 milhões de participantes, é de R$ 85 e deverá ser pago até o dia 12 de junho – por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Isenção para o Rio Grande do Sul

Os moradores do Rio Grande do Sul, além de um período maior de inscrição, estão isentos do pagamento da taxa. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a gratuidade do Enem alcança, inclusive, candidatos com “casos de justificativa de ausência, na edição de 2023, reprovada”.

Para que não ocorra dúvidas, quem é do Rio Grande do Sul pode se inscrever no Enem no período regular.

Nome Social

O tratamento pelo nome social será automático na edição da prova 2024, conforme os dados cadastrados na Receita Federal. Dessa forma, candidatos devem manter atualizadas as suas informações junto à Receita.

Portanto, não há necessidade de envio de outros documentos para o Inep durante a inscrição.

O Instituto destaca: “Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento [nome social] automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal”.

Enem

A seleção feita pelo Enem permite a oferta, pelo Ministério da Educação (MEC), de vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de permitir bolsas de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) em instituições privadas, como também servem como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, entre eles o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Acesse a Página do Participante para realizar a inscrição.