Pagamento da taxa do Enem deve ser feito até quarta (19)

Inscritos não isentos devem pagar o boleto de R$ 85 disponibilizado na Página do Participante. Prazo para inscrição de moradores do Rio Grande do Sul vai até sexta (21)

Foto: Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já superou edições anteriores com mais de 5 milhões de inscritos. Mas a diferença entre os inscritos e os estudantes que fazem a prova costuma ser grande. O primeiro passo para não perder as provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro é pagar a taxa de inscrição dentro do prazo correto, que se encerra na próxima quarta-feira (19).

As inscrições foram encerradas na sexta (14) e os boletos gerados tem o vencimento para quarta. Dessa forma, os estudantes não isentos devem pagar R$ 85 em boleto do Banco do Brasil disponibilizado na Página do Participante, acessado pelo login único do gov.br.

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, 2.731.757 de inscritos tiveram a isenção da taxa concedida.

Leia mais: Enem supera 5 milhões de inscritos e estudantes do RS têm prazo extra

Os demais, 2.323.942, devem realizar o pagamento para não perder a oportunidade de ter acesso a vagas de universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além da possibilidade bolsas de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) em instituições privadas, como também de ter um parâmetro para acesso a auxílios governamentais, entre eles o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Lembre-se: a inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa.

Rio Grande do Sul

O MEC prorrogou o prazo para inscrições para os residentes do Rio Grande do Sul. Agora os moradores do estado podem se inscrever até a próxima sexta-feira, 21 de junho.

Todos os estudantes que residem no estado têm a isenção da taxa.

Acesse a Página do Participante para gerar o boleto de pagamento ou realizar a inscrição gratuita, caso seja do Rio Grande do Sul.