Voo para repatriar brasileiros já está a caminho do Líbano

Aeronave decolou do RJ na quarta (2) e está em Lisboa nesta quinta (3). Quando autorizado, voo partirá rumo ao Oriente Médio para resgatar cerca de 220 brasileiros e familiares

Modelo de aeronave KC-30 que deverá ser utilizada na operação. Imagem: Força Aérea Brasileira

O primeiro voo que irá repatriar brasileiros no Líbano deve aterrissar em Beirute nesta sexta (4).  A previsão é de que a aeronave chegue por volta das 16h no horário local (10h em Brasília).

A aeronva KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Portugal na manhã desta quarta (2) após decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada do mesmo dia. 

A Operação “Raízes do Cedro” tem previsão de repatriar inicialmente 220 brasileiros, segundo comunicado divulgado nesta terça (1º). Cerca de 3.000 brasileiros que moram no Líbano pediram ajuda para deixar o país diante da escalada de violência na região, segundo informações do governo do Brasil.

A tripulação será composta pela equipe operacional da aeronave e militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo). O comunicado da FAB ainda diz que o retorno da aeronave “estará condicionado a coordenações e protocolos adicionais”.

Para auxiliar a operação de repatriação, o ministério das Relações Exteriores decidiu enviar uma equipe para reforçar o trabalho da embaixada do Brasil no Líbano. De acordo com o Itamaraty, serão deslocados para o Líbano dois diplomatas e um funcionário do MRE, que ajudarão a embaixada a organizar os trâmites na retirada dos moradores brasileiros na região.

Autor