Vinicius Júnior desbanca Rodri e é eleito o melhor do mundo pela Fifa

Com 48 pontos, brasileiro conquistou o prêmio ao vencer em duas das quatro categorias de votação, deixando para trás o espanhol e outros grandes jogadores

A Fifa corrigiu o erro grotesco da revista France Football e elegeu nesta terça (17) o atacante brasileiro e do Real Madrid Vinicius Júnior como o melhor jogador do mundo. O segundo colocado foi meio campista espanhol Rodri, do Manchester City, vencedor da Bola de Ouro de outubro. O terceiro colocado foi Bellingham, colega de Real Madrid de Vini.

O brasileiro foi o mais votado pelos torcedores e pelos capitães das seleções nacionais filiadas à Fifa (Federação Internacional de Futebol. Rodri foi o preferido dos treinadores e dos jornalistas. Messi, capitão da Argentina, por exemplo, votou em Yamal (1º), Mbappé (2º) e Vini (3º).

Logo depois da cerimônia realizada em Doha, no Qatar, onde o brasileiro recebeu a honraria, a Fifa divulgou todos os votos conquistados pelos indicados ao prêmio. O The Best possui quatro júris: capitães das seleções nacionais, técnicos das seleções nacionais, jornalistas de cada país filiado à entidade e torcedores ao redor do mundo.

O brasileiro somou um total de 48 pontos, Rodri ficou em segundo, com 43 e Bellingham fechou o pódio com 37.

Vinicius ficou em primeiro lugar em duas categorias (capitães e torcedores) e terminou na segunda posição em outras duas (técnicos e jornalistas). Assim, ficou com 48 pontos no total (13 + 13 + 11 + 11).

Rodri foi o mais votado entre técnicos e jornalistas e ficou em segundo lugar entre os capitães. Porém, foi apenas o sexto mais votado entre os torcedores. Dessa forma, acabou com 43 pontos (13 + 13 + 11 + 6).

Em seu discurso, agradeceu os torcedores, a família e o seu antigo clube, o Flamengo. “Parecia impossível”, disse. “Era tão distante que parecia impossível chegar até aqui”, celebrou o jogador brasileiro.

“Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza, do crime, e poder chegar aqui é algo muito importante pra mim. Tô fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível e que eles não podem chegar até aqui”, reforçou o atacante da Seleção.

“É algo muito importante e não poderia deixar de agradecer a minha família, que deixaram de viver o sonho deles para viver o meu sonho e fizeram de tudo para eu chegar aqui hoje (…) Não poderia deixar de agradecer o Flamengo, que foi o clube que me botou no campo. E ao meu país, que vem sempre torcendo por mim e dando força para seguir na minha luta”, encerrou.

Vinícius Jr. conquista a premiação cerca de um mês após Rodri vencer de forma polêmica a Bola de Ouro, premiação entregue pela revista francesa France Football.

Autor