Governo anuncia desconto no diesel e prorroga subvenção ao gás e petróleo
Medidas buscam mitigar efeitos da guerra no Oriente Médio. Valor médio do diesel nas distribuidoras cairá de R$ 3,65 para R$ 3,30, 37,4% menor do que o do final de 2022
Publicado 01/06/2026 11:02 | Editado 02/06/2026 09:07
A partir desta segunda-feira (1º), o preço do diesel A, de uso rodoviário, passa a ter desconto de R$ 0,3515 por litro nos preços às distribuidoras. Com isso, o valor médio cairá de R$ 3,65 para R$ 3,30, preço 37,4% menor do que o praticado em 31 de dezembro de 2022, considerando a inflação no período.
O anúncio da medida foi feito neste domingo (31), pela Petrobras e faz parte do pacote de subvenções estabelecidos pelo governo Lula para fazer frente aos impactos trazidos pela guerra no Oriente Médio na vida da população.
O abatimento passa a valer no lugar das isenções dos tributos federais sobre o combustível (PIS e Cofins). Ao todo, o auxílio do governo chegará a R$ 1,47 por litro de diesel.
Leia também: Inflação oficial desacelera em maio e fecha em 0,62%, diz IBGE
Para o consumidor final, de acordo com a Petrobras, o desconto em valor equivalente ao da subvenção econômica neutralizará a reoneração de PIS e Cofins que também ocorrerá a partir de 1º de junho.
Outra medida anunciada pelo governo foi a prorrogação, até o final de julho, da subvenção e isenção de impostos para conter os efeitos da alta do petróleo, assim como para a venda e a importação de querosene de aviação (QAV) e biodiesel.
Também foi estendida, até o final de julho, a subvenção aos produtores e importadores de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. Os recursos para custear esse benefício foram ampliados de R$ 330 milhões para R$ 660 milhões.
“Tal medida possibilita uma subvenção equivalente a R$ 11 por botijão de gás de cozinha de 13 kg comercializados no período”, informou o governo. Segundo o ministro da Fazenda, Dario Durigan, as providências têm o objetivo de “mitigar o impacto da guerra no bolso do brasileiro”.