Conselho de Ética analisa processo contra deputada do PSDB

O Conselho de Ética da Câmara do Deputados se reúne na próxima terça-feira, às 14h, para que o deputado Josias Quintal (PSB-RJ) apresente seu parecer no processo contra a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP). A representa&ccedil

Na ocasião, o presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), justificou a representação com o argumento de que, por duas vezes, a deputada abusou da prerrogativa da imunidade parlamentar ao atacar pessoas e o PT "com acusações e termos que não são próprios da imunidade e do decoro parlamentar". Segundo Berzoini, "a proteção ao direito do parlamentar de expor suas opiniões deve ser confrontada com outros direitos constitucionais, como o direito à honra das pessoas e instituições".

Berzoini comenta que em uma das ocasiões, numa entrevista de rádio, Zulaiê acusou o PT de ter interesse no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel e, na convenção do PSDB, se referiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como bandido. Para Berzoini, em nenhuma das duas situações a deputada pode se valer da prerrogativa da imunidade parlamentar, porque está atacando a honra de pessoas e instituições que têm uma história a defender.


Com agências