Mais brasileiros podem comer filé mignon, diz Mantega

Ao comentar que o acesso aos alimentos está mais democrático após a desoneração tributária decidida pelo governo federal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega disse que muitos estão comendo alimentos que antes não faziam parte do cardápio. ''Hoje, o brasi

Ao comentar os bons efeitos da desoneração tributária dos alimentos, o ministro avaliou que "nunca a alimentação no Brasil esteve tão barata como está agora". "Se você olhar o preço da carne, do milho, do arroz, de vários alimentos, vai ver que o brasileiro compra produtos até por metade do preço que ele pagava antes", disse. Mantega não citou a queda dos preços das commodities, fator apontado pelos especialistas como principal fator na queda do preço dos alimentos nos últimos anos.

 

Sobre a chance de o governo desonerar ainda mais a produção de alimentos, Mantega disse que haveria espaço para que Estados decidam reduzir a carga tributária. Ele não detalhou essa possibilidade, mas aproveitou para lembrar que o governo federal já renunciou a cerca de R$ 19 bilhões do setor nos últimos três anos. "Se não tivéssemos reduzido várias alíquotas, a gente estaria arrecadando R$ 20 bilhões a mais. Então, não é pouca coisa", disse.

Com agências