MEC aprova idéia de criação da Universidade do Mercosul
O ministro da Educação, Fernando Haddad, aprovou a idéia de uma “Universidade do Mercosul”. De acordo com o deputado estadual Frei Sérgio Görgen (PT-RS), a proposta foi discutida em audiência no Ministério.
Publicado 14/06/2006 16:08
A Universidade do Mercosul abrageria o Norte do Rio Grande do Sul, o Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná, abrindo espaço também para estudantes dos países vizinhos. Será marcada uma nova reunião no MEC até 10 de julho, com o objetivo adiantar o perfil da instituição.
O projeto começará a ser elaborado para ser enviado ao governo e fomentar o debate entre movimentos sociais e autoridades dos Estados sulistas. "A Universidade será voltada para o Sul do Brasil porque na região temos as mesmas características geo-econômicas, a presença forte da agricultura camponesa e também uma estrutura fundiária semelhante. Ela deverá atender os camponeses e os indígenas da região, além de reservar vagas para os estudantes dos países vizinhos", explica Frei Sérgio.
A audiência em que foi discutida a proposta contou também com a presença dos deputados estaduais Ivar Pavan e Estilac Xavier (PT-RS), dos deputados federais Henrique Fontana e Marco Maia (PT-RS), do bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra, Dom Orlando Dotti, e de Luis Dalla Costa, do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Com agências