Mantega discute crédito com bancos, Lula, Bernardo e Dilma
"Houve a 'bancarização' de milhões de brasileiros nos últimos anos. Isso ativou também pequenos negócios para pequenas e médias empresas", disse Mantega.
Publicado 27/06/2006 22:36
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reuniu-se com os presidentes do Banco do Brasil, Rossano Maranhão, e da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, para fazer um balanço da oferta de crédito no Brasil. Depois, se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil) no Palácio do Planalto.
Mantega afirmou que prepara "uma consolidação do panorama do crédito no Brasil" nos últimos seis meses. "O crédito está sendo muito importante para o que está acontecendo, para o crescimento do país, para o desenvolvimento", afirmou o ministro, ao citar o acesso das pessoas de baixa renda aos empréstimos. Segundo Mantega, o governo adotou, nos últimos anos, várias medidas, criando novas linhas de financiamento, que incluíram as camadas C e E da população.
O ministro recebeu também o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fioca, para tratar do mesmo assunto. Uma nova reunião será feita nesta quarta-feira e contará também com o Banco Central, BNDES, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. Em 12 meses, o crescimento é de 22,6%. "Em relação a outros países (o volume de crédito em relação ao PIB) é pouco, mas em relação ao Brasil é um avanço substancial", disse.
Com agências.