Lula: Itaipu é “excepcional” para sediar Universidade do Mercosul


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ficou “boquiaberto” com a infra-estrutura do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Instalado nos antigos alojamentos dos barrageiros que construíram, 30 anos atrás, a Usina de Itaipu, o PTI “é um espaço e

Lula o PTI na tarde da última quinta-feira, acompanhado de quatro ministros: Fernando Haddad (Educação); Paulo Bernardo (Planejamento); Silas Rondeau (Minas e Energia); e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia). O presidente e os ministros, recepcionados por diretores de Itaipu e da Fundação PTI, visitaram uma sala de aula, o Laboratório de Máquinas Industriais, a Fábrica de Empreendedores e uma empresa incubada.


 


O ministro Fernando Haddad informou que o protocolo de criação da Universidade do Mercosul já foi assinado pelos presidentes Lula e Nestor Kirchner, da Argentina. O projeto também já foi enviado para a apreciação dos presidentes do Paraguai, Venezuela e Uruguai. “É quase impossível não ser aprovada a criação da universidade”, disse. E o PTI, em Foz do Iguaçu, deve mesmo ser a sede da nova instituição.


 


“Nós sonhamos com isso”, disse o presidente Lula. “E outros países sonham. Deveríamos ter uma universidade com vários campi instalados pelos países que fazem fronteira com o Brasil, para que possamos dar uma dimensão internacional na formação dos estudantes”, completou.


 


Para o presidente, o PTI “é um sinal de que entramos na rota de qualificação e de transformação da educação em prioridade, porque sem educação não daremos os passos que o Brasil precisa dar”. O presidente se disse otimista com o futuro da América do Sul e do Brasil. Para ele, “este século será da América do Sul, será o século do Brasil”. Para isso, disse ainda, a grande prioridade será a educação. Realidade do PTI.


 


O diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Bonifácio Cabral Júnior, disse que a visita do presidente foi muito importante, porque Lula pôde constatar que o PTI não é apenas um projeto, mas uma realidade. Cabral afirmou também que o PTI se destaca pela singularidade, por estar localizado numa região de fronteira entre três países, o que permitirá o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de forma integrada.


 


O diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Sotuyo, comentou que o presidente achou “fantástico” o trabalho desenvolvido na instituição. E contou que Lula mostrou muito interesse principalmente pelo projeto de microgeração distribuída, desenvolvido pelo PTI em conjunto com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e outras empresas.


 


Fonte: