Ibope: PFL caminha rumo à derrota em Pernambuco

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (21) na segunda edição do “NETV” mostra que o segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco está indefinido. O candidato do PSB, Eduardo Campos, subiu quatro pontos e chegou 26%, mesmo índice de Humbert

 



Dos três candidatos, Mendonça Filho foi o único a cair, mas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O governador oscilou de 36% no levantamento de 7 de setembro para 35% nesta pesquisa e o petista variou de 25% para 26%. O candidato socialista passou de 22% para 26% nesta pesquisa.


 



A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, foi realizada com 1.806 eleitores em 79 municípios pernambucanos, entre os dias 18 e 20 de setembro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 16835/06.


 


Os candidatos Clóvis Corrêa (Prona), Kátia Telles (PSTU), Luiz Vidal (PSDC) e Rivaldo Soares (PSL) aparecem com 1% das intenções de voto cada. Edílson Silva (PSOL) e Oswaldo Alves (PCO) não pontuaram. Votos brancos e nulo somaram 5%, enquanto 4% responderam que não sabem ou não quiseram opinar.


 


Segundo turno


 


O Ibope simulou três disputas diferentes para eventual segundo turno, todas elas indicam empate técnico. Entre Mendonça Filho e Humberto Costa, o atual governador venceria de 46% a 42%. Se a decisão fosse entre Mendonça Filho e Eduardo Campos, o governador teria um avantagem ainda mais apertada, venceria por 45% a 43% de Costa. Caso os dois candidatos na segunda colocação fossem ao segundo turno, Campos teria 43% contra 41% de Costa. Todas as hipóteses esbarram na margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais.


 


Costa e Humberto já assumiram publicamente o compromisso de apoiarem um ao outro no caso de segundo turno.


 


Senado


 


O Ibope pesquisou também as intenções de voto para o Senado. O candidato Jarbas Vasconcelos (PMDB) tem 65% das intenções de voto. Luciano Siqueira (PCdoB) aparece com 12%, enquanto Jorge Gomes (PSB) soma 8%.


Aluísio Figueirôa (PCB), Belarmino (PTdoB), Breno Rocha (PCO) e Pedro Gondim (Prona) têm 1% dos votos cada. Os candidatos Delta Farias, do PRTB, e Hélio Cabral, do PSTU), não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6% e 5% dos entrevistados se declararam indecisos.


 


Fonte: Globo Online