Flávio Dino é eleito no Maranhão com mais de 120 mil votos

O advogado Flávio Dino, do PCdoB do Maranhão, é o primeiro comunista eleito deputado federal no estado desde a redemocratização. Ele obteve 123.571 votos, o que corresponde a 4,3% dos votos.

Dino é o primeiro colocado de sua coligação no estado e o quarto na listagem geral. “O partido conquistou uma grande vitória. Dino é excelente, com um respeitável histórico de atuação na esquerda. Como juiz, trabalhou em defesa dos setores mais perseguidos e injustiçados”, disse Etelvino Oliveira,  secretário de Organização do PCdoB/MA.




Para Flávio Dino, a vitória está calcada em três pilares fundamentais: a atuação jurídica, a atuação junto aos movimentos sociais, especialmente o sindical e a defesa dos direitos humanos. “Isso tudo se projetou no desempenho que tivemos na busca pela vaga na Câmara”, disse o deputado federal ao Vermelho. Dino ressalta que sua eleição “reflete a indignação do povo do Maranhão com a situação em que vive. O estado tem um dos piores índices de desenvolvimento humano do Brasil, com mortalidade infantil altíssima: a cada mil que nascem, 70 morrem antes de completarem um ano. Nossa vitória se enquadra numa visão de futuro e de superação desses problemas inaceitáveis pela ótica de nosso povo”.




Flávio Dino nasceu em São Luís, em 1968. Foi advogado de diversos sindicatos do Maranhão (bancários, servidores públicos, comerciários, professores, funcionários da UFMA, previdenciários entre outros). Entre 1994 e 2006, foi juiz federal, aprovado em 1º lugar em concurso de âmbito nacional. Recebeu o Prêmio Estadual de Direitos Humanos de 2004, em reconhecimento à sua atuação profissional contra graves injustiças, como tortura, trabalho escravo, violência. Presidiu a Associação Nacional dos Juízes Federais (AJUFE) e foi Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (2005-2006). É professor da Universidade Federal do Maranhão desde 1993. Foi professor na Universidade de Brasília (UnB) entre 2002 e 2005. Dino integra a equipe que está elaborando o programa de trabalho para o segundo Governo Lula, nas áreas de Justiça e Segurança Pública.


De São Paulo,
Priscila Lobregatte