Movimento UnB Pró-Lula discute neoliberalismo e eleições
Debate sobre neoliberalismo e eleições, com o jornalista e diretor de Comunicação do PCdoB, Altamiro (Miro) Borges, reuniu, nesta terça-feira (17), na Praça Chico Mendes, da Universidade de Brasília (UnB), estudantes, professores e funcionários. A ativ
Publicado 17/10/2006 17:09
O projeto neoliberal, implantado na América Latina e no Brasil, na década de 90, e a resistência ao projeto foram os temas abordados pelo jornalista. Segundo ele, a disputa eleitoral está dividida entre o projeto neoliberal de Alckmin e a candidatura Lula que representa resistência à este projeto.
Miro, falando para um público de cerca de 100 pessoas, fez uma retrospectiva do neoliberalismo – a implantação e os reflexos do modelo econômico na Amércia Latina implantado em 1990, com o governo FHC. Destacou as privatizações, a partir da idéia do Estado mínimo, e o aumento do desemprego, que caracterizaram o período.
Fortalecimento
Cláudia Maya, estudante e membro do Movimento UnB Pró-Lula, disse que está surpresa com “o aumento e o engajamento das pessoas na campanha”. Ela disse que a idéia de criar o movimento no segundo turno das eleições presidenciais surgiu para fortalecer a campanha do Presidente Lula, que perdeu para Alckmin no primeiro turno no Distrito Federal.
Ela destacou o papel da universidade, como formadora de opinião e a importância de unificar os diversos segmentos dentro da UnB. “As pessoas estão participando cada vez mais e se integrando na mobilização. Tem inclusive estudantes de outras instituições”.
Na próxima terça-feira (24), a ministra Marina Silva participa da programação em deabte sobre o programa de governo do presidente Lula para o meio ambiente em um próximo mandato.
De Brasília
Márcia Xavier