Lula fala às TVs hoje e pode dar coletiva amanhã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará entrevistas na noite desta segunda-feira (30) para quatro emissoras de TV: Globo, SBT, Record e Bandeirantes. Após a vitória de 2002, ele falou apenas à Rede Globo, com exclusividade. Entre outras mudanças fa
Publicado 30/10/2006 17:31
“Eu disse a vocês que eu ia mudar o meu comportamento com a imprensa no segundo mandato, vamos abrir para as perguntas para vocês”, afirmou ele ontem antes de abrir o microfone para perguntas de jornalistas. A sessão de cinco perguntas (três da imprensa brasileira e duas da estrangeira) não estava na programação, que previa apenas um pronunciamento do presidente reeleito.
Lula também deve gravar um pronunciamento à nação em cadeia nacional de rádio e TV, para ser exibido amanhã à noite. E há a expectativa de que ele conceda amanhã uma entrevista coletiva para a imprensa em geral e não somente para emissoras de TV.
Recorde mundial de votos
Durante o primeiro mandato, Lula recebeu críticas por evitar falar com a imprensa. Outros órgãos deram a entender que, aconselhado pelo publicitário Duda Mendonça, ele deu tratamento preferencial à Rede Globo.
O presidente desembarcou por volta das 10h30 desta segunda-feira em Brasília, pela primeira vez depois de ser reeleito com mais de 58 milhões de votos. O resultado corresponde à maior votação da história do Brasil, e também do mundo; o recorde anterior, de 54 milhões de votos, pertencia ao presidente norte-americano Ronald Reagan, ao ser reeleito em 1984 (o eleitorado dos EUA é maior que o brasileiro, mas as taxas de abstenção são tradicionalmente elevadas).
Com agências