Fórum Mundial discute maneiras para incluir a Juventude no Turismo

Manuela participou no dia 01/12, de um painel durante o Fórum Mundial de Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável. O Fórum, que ocorreu na capital entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro foi criado e lançado em 2003. É um movime

No painel foram debatidas maneiras de criar novas oportunidades para incluir a juventude no segmento do turismo. Representantes do Conselho do Fórum ressaltaram o importante momento para estas ações, já que o Relatório do Banco Mundial destaca o potencial da juventude na história da Humanidade.



Manu considera importante transformar o turismo de qualidade em inclusão social da juventude e que o ambiente escolar é fundamental para este aprendizado


 


Segundo o relatório, 1,3 bilhão de jovens vivem atualmente no mundo em desenvolvimento, e é o melhor momento para investir nessa população, que é mais saudável e mais bem instruída do que as gerações anteriores e entrarão na força de trabalho com menos dependentes, em decorrência de mudanças demográficas.


 


O Programa “Trilha Jovem”, criado pelo Ministério do Turismo, foi apresentado aos participantes do encontro. No programa, jovens de baixa renda têm a chance de se profissionalizarem nas áreas de gastronomia, hotelaria, atendimento e recepção. No encontro estavam presentes os alunos do Colégio da capital, Cândido José de Godói. A primeira turma irá se formar ainda no mês de dezembro e tem perspectivas de ingressar no mercado de trabalho.


 


Em sua fala, Manuela abordou a transição do jovem desde o aprendizado escolar até o mercado de trabalho. Considera importante transformar o turismo de qualidade em inclusão social da juventude e que o ambiente escolar é fundamental para este aprendizado, trabalhando com questões interdisciplinares, eco-diversidade, situações ambientes, etc.


 


 
Além disso, defende que a escola preserve e incentive manifestações culturais brasileiras. Lembrou também, que o desenvolvimento nacional deve passar pelos 33 milhões de jovens brasileiros, igual à população inteira da Argentina e que o jovem deve ser interlocutor do desenvolvimento das políticas públicas.


 


Fonte: Assessoria Gabinete