Deputados manifestam expectativa positiva nos trabalhos legislativos
A eleição da mesa diretora e o segundo mandado do Presidente Lula são as principais preocupações dos deputados que tomaram posse para a nova legislatura nesta quinta-feira (1o). Para a deputado Perpétua Almeida (PCdoB-AC), reeleita para o seu segundo m
Publicado 01/02/2007 16:53
Daniel Almeida manifestou preocupação com a fragmentação do núcleo do governo de coalizão a partir da disputa pela Presidência da Casa, com a candidatura dupla da base de apoio do governo – Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP). “A disputa da mesa cria dificuldades, não ajuda”, afirmou.
Ele destacou que “a busca de aliança com setores mais conservadores deve fazer parte das preocupações do governo”, enfatizando que “é necessário olhar o Brasil, o futuro, os interesses nacionais e lutar para que a parceria com o núcleo mais à esquerda não se desfaça”.
Segundo ele ainda, “o desafio agora, depois do resultado (das eleições), é cicatrizar as feridas e ver como o governo vai tratar essa questão”. Para o parlamentar comunista, “o líder do governo aqui na Câmara terá papel forte nessa tarefa”.
Ele destacou que “o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) dá o conteúdo das mudanças que o segundo mandato do Presidente Lula está trazendo”, acrescentando que “isso tem que refletir e ter a participação do Congresso, sem essa participação do parlamento, todo esse programa e o próprio desempenho do Presidente da República podem ter dificuldades”.
A deputada Perpétua Almeida justificou a expectativa de se fazer um bom trabalho, levando em considerando os erros cometidos. “Aprendemos com o erro e temos condições de fazer um bom trabalho, alocar o que a sociedade está espernado, que é exatamente um congresso voltado para os anseios da população, onde a ética seja uma das questões prioritárias”. A parlamentar citou ainda o PAC como outro fator de otimismo para a nova legislatura.
De Brasília
Márcia Xavier