Resultado do “bom combate na Câmara”: Chinaglia 261, Aldo 243

O plenário da Câmara na noite desta quinta-feira (1º) elegeu Arlindo Chinaglia (PT-SP) para presidir a Casa. Foi uma vitória apertada para quem acreditava se eleger no primeiro turno: 261 votos, contra 243 para Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Walter Sorrentino, s

Os votos em branco foram seis.


 


Jogou papel decisivo neste resultado o comportamento dos 64 deputados do PSDB. No primeiro turno eles descarregaram os votos em seu correligionário Gustavo Fruet (PR). Para o segundo turno, segundo José Aníbal (PSDB-SP) transmitiu a Ciro Gomes (PSB-CE) 52 votos tucanos teriam sido para Aldo Rebelo.



O próprio Gustavo Fruet, que acaba de votar, declarou ter votado em Aldo Rebelo. Disse também que “agora é o momento de chamar a população para acompanhar o funcionamento da Câmara mais do que nunca”, segundo a Agência Câmara.
No entanto, este movimento não foi suficiente para contrabalançar a força dos acordos regionais, e para os demais cargos da Mesa da Câmara, ambos empregados pela candidatura Chinaglia.



De Brasília,
Bernardo Joffily