Lula conversa com Temer sobre nomes para Agricultura

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir na próxima segunda-feira (19) com opresidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), para tratar do nome para ocupar a quinta vaga peemedebista na reforma ministerial, a pasta da Agricultura. A exp

No segundo mandato presidencial, apresentado como um governo de coalizão, o PMDB, como maior bancada do Congresso, vai aumentar o número de ministérios de dois para cinco.



O partido continua com Silas Rondeau (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações). Agregou a eles José Gomes Temporão (Saúde) e Geddel Vieira Lima Integração Nacional). Mas o deputado federal Odílio Balbinotti (PR), tido como futuro ministro da Agricultura, desistiu do cargo após a divulgação de que é alvo de investigação sigilosa no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica.



Em princípio, o substituto de Balbinotti será escolhido por Lula entre os outros cinco deputados que integravam a lista inicial apresentada pelo PMDB. São eles os deputados Eunício Oliveira (CE), Tadeu Filipelli (DF), Waldemir Moka (MS), Fernando Diniz (MG) e Valdir Colatto (SC). A agência Reuters inclui outras duas possibilidades, por serem do Paraná: Moacir Micheletto, ruralista e cooperativista, e Reinhold Stephanes, ex-ministro da Previdência nos governos Collor e Fernando Henrique.



Também amanhã, o presidente Lula deve oficializar o convite à ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, para assumir um posto no ministério. Ela foi indicada formalmente pelo PT. A reunião dos dois está marcada para as 12 horas, no Palácio do Planalto.



Acredita-se que Marta assumirá a pasta do Turismo, antes ocupada pelo petebista Walfrido Mares Guia e agora vaga. Na sexta-feira, Mares Guia foi confirmado como futuro ministro de Relações Institucionais, no lugar do petista Tarso Genro, nomeado  ministro da Justiça.



Da redação, com agências