MV Bill recebe prêmio do rei da Espanha por ''Falcão''
O rapper carioca MV Bill – um dos nomes à frente da Cufa (Central Única das Favelas) – foi agraciado nesta quinta-feira (12), em Madri, o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha pelo documentário Falcão – Meninos do Tráfico. Ele recebeu
Publicado 12/04/2007 22:59
O prêmio foi entregue na Casa de América, na capital espanhola, das mãos do rei Juan Carlos 1º. O monarca destacou a qualidade do jornalismo ibero-americano e do trabalho que mostra ''o drama da exploração de crianças e excluídos''.
''Falcão é uma convocação para que a ordem das coisas no Brasil seja definitivamente mudada'', disse Athayde. O documentário, de 58 minutos, foi exibido no Fantástico em 19 de março do ano passado, revelando o universo de crianças e adolescentes que trabalham para o tráfico de drogas em periferias do Brasil.
O fotógrafo brasileiro Marcos Antonio Fernandes também recebeu menção honrosa na premiação. O júri do prêmio – que é organizado anualmente pela agência de notícias Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional – concedeu a menção honrosa a Fernandes por uma série de fotos intitulada ''Os meninos da luz vermelha'', publicada no Diário do Comércio em 5 de julho de 2006.
A série traz uma impactante crônica visual de um assalto a um automóvel ocupado por uma mulher, em uma movimentada avenida da cidade de São Paulo. Para captar a seqüência, Fernandes montou guarda durante três dias, a cerca de 200 metros de distância da esquina onde menores da rua costumavam perpetrar ataques a veículos e roubos a motoristas.
Fonte: Folha Online